Com mudanças climáticas, inovação será imprescindível para desenvolver produtos ainda mais sustentáveis e adaptados às ondas de secas, calor e de chuvas intensas

Com mudanças climáticas, inovação será imprescindível para desenvolver produtos ainda mais sustentáveis e adaptados às ondas de secas, calor e de chuvas intensas

No primeiro dia do Workshop INOVAÇÃO ABIHPEC, “Mudanças Climáticas e Sustentabilidade em um Mundo em Transformação”, que acontece durante a feira de ingredientes in-cosmetics Latin America (21 e 22/09),  cientistas  e pesquisadores de empresas apresentam alternativas para uma cadeia produtiva sustentável

Pele, cabelo, formulações e embalagens serão afetados pelas consequências do aquecimento global e seus eventos climáticos extremos, como as ondas de calor chegando a 50º no último verão na Europa, longos períodos de seca e baixa umidade, causando queimadas e chuvas intensas. Esses são alguns dos fatores que deverão ser levados em conta na indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, tanto para atender às novas demandas do consumidor, quanto para tornar sua cadeia de valor ainda mais sustentável.

Essas foram algumas das abordagens desenvolvidas no primeiro dia do workshop “Mudanças Climáticas e Sustentabilidade em um Mundo em Transformação”, promovido pela ABIHPEC, durante a feira in-cosmestics Latin America, em São Paulo. O evento foi aberto pelo presidente-executivo da entidade, João Carlos Basilio e mediado por Sérgio Gonçalves, diretor da K4R Consulting e presidente do Conselho Científico-Tecnológico da ABIHPEC .

Marcelo de Paula Corrêa,  professor titular e diretor do Instituto de Recursos Naturais da Universidade Federal de Itajubá/MG, abriu o workshop explicando que as mudanças climáticas já começaram. “Segundo o último relatório do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), de 2021, já vivemos a mudança climática generalizada, com ondas rápidas, intensificadas e sem precedentes em milhares de anos. Hoje, os modelos climáticos levam em conta muito mais fatores para fazer essas previsões, não se trata mais de uma crença, mas de uma evidência científica”, enfatizou o pesquisador.

Especialista em P&D do Grupo Boticário, Andréa Misun Kim falou sobre os novos perfis de consumidores nos próximos cinco anos diante deste cenário, “Mais assertivos, éticos e holísticos, que valorizam uma felicidade mais despojada. Já existem pesquisas que mostram que 51% deles estão dispostos a pagar mais por produtos mais sustentáveis. A transparência das empresas nesse sentido, mostrando sua atitude ambiental, será imprescindível para decisão de compra”, destacou Kim.

Produtos cada vez mais multifuncionais, fórmulas transformadoras, individualizados para peles e cabelos negros, asiáticos, respeitando fatores genéticos e ambientais, serão cada vez mais valorizados.

Na Natura, os pesquisadores já contam com uma calculadora ambiental para cada um de seus produtos, sempre em busca da neutralização total de carbono. Entram no algoritmo transporte, insumos, embalagens, matérias-primas, impacto socioambiental para que o resultado seja o mais sustentável possível. Em sua apresentação, João Teixeira, gerente de sustentabilidade na Natura &Co Latam, destacou o projeto piloto de agroflorestal para produção de palma, um dos insumos mais utilizados na produção de sabonete, evitando desmatamento, a monocultura e gerando emprego.

As embalagens também serão impactadas pelas mudanças climáticas. Para mostrar as tendências que têm sido implementadas pela indústria de HPPC, Carlos Praes, executivo de P&D na Herbarium, falou sobre a importância da inovação para encontrar soluções alternativas. Embalagens de vidro, alumínio, bambu, papel cartonado e até os chamados produtos “naked”, em barra, sem embalagem, foram alguns dos exemplos que Praes trouxe como inspiração para os participantes do workshop.

O protetor solar ganhou atenção especial durante o evento. A dermatologista e diretora técnica no Grupo MEDCIN Flávia Addor,  mostrou como a incidência de doenças de pele, com o aumento do calor e da umidade, podem aumentar exponencialmente com as mudanças climáticas. Dermatites atópicas, de contato, envelhecimento precoce em função do alto nível de poluentes, foram alguns dos problemas levantados pela médica. “Nesse contexto, o skincare torna-se muito importante, com higiene, hidratação e proteção”, destacou Flávia.

Na palestra seguinte, Sérgio Oliveira, especialista em proteção solar e suporte a claims de produtos cosméticos, fez uma apresentação sobre novas metodologias para regulamentação e eficácia de protetores solares, uma pesquisa desenvolvida por um consórcio com 29 países que estará pronta em meados de 2023.

A programação do segundo dia do Workshop pode ser conferida no link do portal INOVAÇÃO ABIHPEC: https://inovacaoabihpec.org.br/capacitacao-e-treinamento/mudancas-climaticas-e-sustentabilidade-em-um-mundo-em-transformacao-21-09-2022/

Sobre a ABIHPEC – A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) é uma entidade privada que tem como finalidade representar nacional e internacionalmente as indústrias do setor, instaladas em todo país e de todos os portes, promovendo e defendendo os seus legítimos interesses, por meio de ações e instrumentos que contribuam para o seu desenvolvimento, buscando fomentar a competitividade, a credibilidade, a ética e a evolução contínua de toda a cadeia produtiva. Mais informações: www.abihpec.org.br

Sobre a in-cosmetics Latin America: Evento líder na América Latina em matérias-primas para a indústria de beleza e cuidados pessoais. Faz parte do Grupo in-cosmetics, que está à frente das maiores feiras do setor na Europa, Ásia e nas Américas, e é organizado pela RX Global, referência em realização de eventos no mundo. A in-cosmetics Latin America é um importante centro de negócios para a região, conectando fornecedores e empresas de cosméticos às principais tendências e inovações de mercado. A edição deste ano reúne mais de 150 expositores vindos de mais de 20 países.

 

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