Corrente de comércio do setor brasileiro de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos cresce 8,5% de janeiro a setembro de 2022
Após crescimento expressivo de 33,2% na corrente de comércio em agosto, setembro registra uma nova alta, de 8,4%, informa ABIHPEC
O setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos apresentou um crescimento de 8,5% na corrente de comércio do consolidado de janeiro a setembro de 2022 em relação ao ano passado. Conforme análise da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o percentual representa a cifra de US$ 1.14 bilhão, e um saldo comercial superavitário no valor de US$ 38.2 milhões, revertendo o déficit registrado no mesmo período de 2021 (US$ -14.4 milhões).
A alta das exportações do período foi de 13,7%, um crescimento que representa o valor de US$ 588.3 milhões. A tendência de alta também refletiu nas importações, que alcançaram o crescimento de 3,5% no acumulado de janeiro a setembro, movimentando US$ 531.6 milhões.
No cenário do comércio exterior brasileiro, ainda existem desafios para aumentar a competitividade dos produtos da Indústria de Transformação, onde estão os bens do setor de HPPC.
“Nosso setor ainda sente os efeitos da alta dos fretes internacionais e a necessidade de políticas voltadas ao comércio exterior, de modo a reduzir entraves internos que dificultam as operações de exportação e importação. Apesar das adversidades do contexto atual, a indústria de HPPC mostra a sua resiliência e tem conseguido alcançar números importantes nas exportações ao longo do ano”, afirma João Carlos Basilio, presidente-executivo da ABIHPEC.
Agosto e Setembro em alta
Em agosto de 2022, a corrente de comércio do setor de HPPC apresentou um crescimento expressivo de 33,2%. Mês em que as exportações da indústria de HPPC alcançaram o valor de US$ 78.9 milhões, com uma alta de 29,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, e as importações registraram alta de 37,0%, totalizando US$ 71.7 milhões.
Em setembro desse ano, a corrente de comércio atingiu a marca de US$ 132.9 milhões, aumento de 8,4% na comparação com o mesmo período em 2021 (US$ 122.6 milhões). O resultado positivo ocorreu apesar da ligeira redução de 1,9% nas exportações (US$ 64.0 milhões). O destaque ficou para as importações que totalizaram US$ 68.9 milhões, apresentando aumento de 20,3% em comparação a setembro de 2021 (US$ 57.3 milhões).
Dentre os itens mais exportados em setembro estão produtos para cabelos (US$ 14.4 milhões), sabonetes (US$ 10.5 milhões) e produtos de higiene oral (US$ 8.6 milhões). Dentre os importados estão cremes para Pele/Protetores/Bronzeadores (US$ 17.0 milhões) fragrâncias (US$ 12.8 milhões) e também produtos de higiene oral (US$ 7.9 milhões).
Beautycare Brazil apresenta alta em agosto de 2022
Desde o início do ano, o setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos tem apresentado, no geral, resultados positivos na balança comercial. O desempenho também tem embalado os números do Beautycare Brazil, projeto de Internacionalização da indústria Brasileira de HPPC, desenvolvido pela ABIHPEC em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
De janeiro a agosto de 2022, 90 empresas exportaram, por meio do programa, 126 produtos para 115 destinos do exterior. A movimentação financeira no período chegou a US$114,06 milhões. Produtos para cabelos foram os mais exportados, com aumento de 25,3% em relação a janeiro-agosto de 2021.
Além do contínuo aumento das exportações no período entre janeiro e agosto 2022, o projeto também vem crescendo em número de participantes apoiados, que até o fechamento do mês de setembro, soma 111 empresas.
Sobre a ABIHPEC
A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) é uma entidade privada que tem como finalidade representar nacional e internacionalmente as indústrias de todos os portes desse setor, instaladas em todo país, promovendo e defendendo os seus legítimos interesses, por meio de ações e instrumentos que contribuam para o seu desenvolvimento, buscando fomentar a competitividade, a credibilidade, a ética e a evolução contínua de toda a cadeia produtiva.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
Sobre o Beautycare Brazil
O Beautycare Brazil é desenvolvido por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Criado nos anos 2000, o projeto setorial tem a finalidade de promover, facilitar e acelerar o processo de internacionalização das empresas do setor de HPPC e seus correlatos, sendo seu objetivo principal alavancar o crescimento das exportações de produtos e serviços que envolvem a cadeia de valor do setor de HPPC (produtos acabados, ingredientes, embalagens, serviços e acessórios em geral), buscando alcançar 20% de aumento de resultados nos próximos 5 anos.