Demanda pautada em sustentabilidade estimula desenvolvimento científico na indústria de HPPC

A área de Inovação e Tecnologia da ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – promoveu, na última terça-feira (8 de agosto), webinar sobre “Soluções Sustentáveis em HPPC”, em parceria com o CAS (Chemical Abstracts Service, uma divisão da American Chemical Society).

João Carlos Basilio, presidente-executivo da ABIHPEC, abriu o encontro reforçando o compromisso da indústria de HPPC na busca por soluções cada vez mais sustentáveis, como, novos ingredientes e o desenvolvimento de novas formulações e embalagens que tragam menos impacto ambiental.

De acordo com Gabriel Kaetan, especialista do CAS, a evolução do mercado de produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos tem levado a um avanço das pesquisas científicas no segmento. A expansão da classe média nos países desenvolvidos e sua crescente participação no consumo é um dos fatores que estimulam soluções mais sustentáveis, uma vez que este movimento gera impacto ambiental devido ao aumento no uso de recursos naturais e a geração de resíduos.

O especialista também aponta que as mudanças no estilo de vida da população, além do crescimento da demanda por produtos antienvelhecimento e ingredientes naturais, têm encabeçado estudos e o surgimento de patentes na área.

Neste cenário, a sustentabilidade pode ser alcançada de diferentes maneiras, seja nas formulações de produtos e desenvolvimento de embalagens ou dentro dos processos da cadeia produtiva, aplicando soluções baseadas em ciência, tecnologia e inovação.

O modelo é impulsionado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que trazem conceitos como a utilização responsável de recursos naturais, conservação da biodiversidade, tecnologias aplicadas contra o desperdício de água e que estimulam o reúso, além de embalagens que reduzem a pegada de carbono no meio ambiente.

As ações estão também ligadas aos princípios da química verde: prevenção, matérias-primas renováveis, maximização da eficiência, durabilidade, satisfação das necessidades, minimização dos excessos, entre outros.

Este webinar do Ciclo de Palestras INOVAÇÃO ABIHPEC contou com a mediação de Marina Kobayashi, gerente de Inovação da ABIHPEC.

Acompanhe o Programa de Capacitação e Treinamento INOVAÇÃO ABIHPEC: https://inovacaoabihpec.org.br/capacitacao-e-treinamento

Sobre a ABIHPEC

A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) é uma entidade privada que tem como finalidade representar nacional e internacionalmente as indústrias de todos os portes desse setor, instaladas em todo país, promovendo e defendendo os seus legítimos interesses, por meio de ações e instrumentos que contribuam para o seu desenvolvimento, buscando fomentar a competitividade, a credibilidade, a ética e a evolução contínua de toda a cadeia produtiva.

Open chat
Como posso te ajudar?

Para entender o comportamento de compras durante o Dia dos Pais, a área de Inteligência de Mercado da ABIHPEC está conduzindo um mapeamento detalhado sobre comportamentos, tendências e preferências de presentes para essa data especial.

Participe! A pesquisa é rápida e simples, e todas as respostas são anônimas: