Evento online realizado em 08/10 contou com palestras de Inova Consulting e From Now On com foco em transformação digital e suas estratégias
A Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) promoveu em 8 de outubro, o programa de lives “Desmistificando a Indústria 4.0”, com o segundo episódio “Transformação digital: estratégia”. O evento reuniu profissionais de diferentes atuações no mercado de HPPC, que debateram sobre futuro, tendências e inovação e como eles influenciam e inspiram a estratégia, com medição de Antônio Grandini, da Inova Consulting e Business School e de Sérgio Gonçalves, da Chemyunion e Presidente do Conselho Científico-Tecnológico da Abihpec.
João Carlos Basilio, presidente-executivo da ABIHPEC, iniciou a programação falando sobre o Conselho Científico da ABIHPEC e a relevância desta iniciativa para o fomento à inovação. “Há mais de oito anos, o Conselho reúne especialistas da cadeia de valor de HPPC e tem o papel fundamental no campo técnico e científico de propor alternativas e soluções para alavancar a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação do setor. Uma das ações de destaque é o projeto de inteligência artificial para a redução do tempo de lançamento dos produtos, por meio de modelos preditivos. No processo de lançamento, os testes de estabilidade são atualmente o maior gargalo para reduzir o time to market e o objetivo deste projeto é permitir que as empresas consigam simular os estudos de estabilidade com redução de prazo e de custos, trazendo agilidade e encurtando o tempo necessário para lançamento de novos produtos”, explicou Basilio.
Grandini deu sequência e abordou sobre quais as estratégias que as empresas estão utilizando para terem um novo olhar para o futuro: “As indústrias apresentam uma grande variedade de setores que saíram na frente e estão apontando o caminho a ser seguido em termos de inovação na quarta revolução industrial. Agora falando um pouco sobre a mística: 1. injetam capital humano, 2. redefinem benchmarks, 3. colaboração e inovação abertas, 4. empresas grandes e pequenas, 5. economias desenvolvidas e emergentes e 6. alto impacto, com mínima substituição de ativos.”
Sergio C. Gonçalves, Presidente do Conselho: “Estamos trabalhando em um projeto que visa a aplicação de Inteligência Artificial como uma forma de viabilizarmos um modelo preditivo que nos permita uma redução de custos e ganho de competitividade. Precisamos estar alinhados com a nova realidade da indústria. A busca é ter a empresa com um modelo de negócios atual e, neste momento, “atual” significa a aplicação de soluções da Tecnologia da Informação a serviço das empresas e do mercado.”
O palestrante Rafael Davini, fundador e CEO da FROM NOW ON consulting, falou sobre transformação digital, negócios e tendências: “Nós precisamos alinhar as tecnologias disponíveis e existentes com uma mudança de mindset, para que possamos transformar de fato os ecossistemas dos nossos negócios e inovar de fato”.
Outro tema apresentado por Davini foi sobre a relação da biologia digital com as indústrias de bens de consumo pela tendência que a gente tem para o futuro. “Nos anos 2000 nós conseguimos digitalizar o DNA humano e há cerca de dois anos, nós também conseguimos editá-lo. Hoje nós conseguimos modificar o DNA das pessoas a partir de interesses que nós temos. Isso significa um mundo de oportunidades para inovar. É incrível pensar como a indústria relacionada a bens de consumo em geral e que produzem soluções que entram em contato com o corpo humano podem pensar no futuro, partindo da biologia digital e de todas estas conquistas que alcançamos. Hoje a saúde humana é guiada por informações que vem da análise de dados em muitas frentes diferentes, como cuidando de doenças, do bem-estar, da aparência em geral, uma série de fatores diferentes relacionados a vida humana.”
Para encerrar a live, Luís Rasquilha, CEO da Inova Consulting, comentou que “Há três momentos que marcam a nossa história recente: o primeiro pilar é 2010 com a massificação dos smartphones que acelerou a proposta de coletividade, o segundo pilar é a 4º revolução industrial em 2016 e o 3º pilar é a Covid-19, que veio provar que os dois pilares citados acima precisavam ser rapidamente implementados para que nós seres humanos pudéssemos viver e nos adaptar a essa nova realidade imposta mundialmente. Isto fez com que todas as empresas, independente do porte, da história, do volume e da área de negócio, precisam repensar as suas áreas de atuação e a sua forma como a vida delas vai seguir”.
Sobre a ABIHPEC – A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) é uma entidade privada que tem como finalidade representar nacional e internacionalmente as indústrias desse setor, instaladas em todo país e de todos os portes, promovendo e defendendo os seus legítimos interesses, por meio de ações e instrumentos que contribuam para o seu desenvolvimento, buscando fomentar a competitividade, a credibilidade, a ética e a evolução contínua de toda a cadeia produtiva. www.abihpec.org.br
Visite também o Portal INOVAÇÃO ABIHPEC, com conteúdo de inteligência em inovação para o setor de HPPC: www.inovacaoabihpec.org.br
Mais informações:
Imprensa ABIHPEC
Giovana Ceschin – gioceschin@cause.net.br
Bia Cabañas – biacabanas@cause.net.br