Economia Circular revoluciona o mercado de HPPC com Cases Inovadores

Webinar INOVAÇÃO ABIHPEC reuniu especialistas para a discussão de alternativas que reduzam o impacto ambiental

No cenário em constante evolução do mercado de HPPC, empresas e marcas têm sido protagonistas de um movimento crescente em direção à economia circular. Empresas do setor estão buscando formas cada vez mais sustentáveis de produção, concepção de embalagens e promoção de descarte adequado, priorizando a redução do impacto ambiental. A discussão foi levantada pelo webinar “Economia Circular transformando o posicionamento das marcas e negócios”, evento promovido na última semana (03 de agosto), pela área de Inovação e Tecnologia da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).

João Carlos Basilio, presidente-executivo da ABIHPEC, abriu o encontro que reuniu especialistas e grandes nomes da indústria, reafirmando a importância do fomento à circularidade na cadeia de consumo de HPPC. O executivo comentou que o tema é estratégico e exaltou o pioneirismo do setor, com o reconhecido programa de logística reversa Mãos Pro Futuro, criado e coordenado pela entidade há cerca de 17 anos e que hoje, conta com a parceria da ABIPLA e da ABIMAPI.

Luciana Pellegrino, diretora executiva da ABRE, membro do Conselho Científico e Tecnológico da ABIHPEC e coordenadora técnica do evento, mostrou a jornada da construção de valor das marcas e como o posicionamento sustentável direcionado à circularidade abre oportunidades de inovação, diferenciação e fidelização do consumidor. Ela ressaltou que este modelo de negócio ressignifica a forma de pensar os produtos.

O refil, por exemplo, aparece em diferentes cases como um modelo que desempenha um papel de impacto na economia circular, promovendo uma redução do desperdício, a diminuição do uso de recursos naturais, além de trazer o consumidor para perto da transformação, com uma abordagem amigável e ativa, promovendo praticidade e economia.

Fábio Sant’Anna, representando o Cazoolo – LAB de Embalagens Circulares da Braskem, compartilhou aprendizados sobre como a sustentabilidade deixou de ser um diferencial e se tornou uma premissa para empresas que buscam prosperar. Ele enfatizou a importância da colaboração entre diferentes áreas dentro das organizações, desenvolvimento de novas dinâmicas de trabalho e conexões de negócio para o sucesso das mudanças.

Juliana Abreu, Gerente de Sustentabilidade Brasil da Unilever, apresentou a jornada de sustentabilidade da empresa e os esforços específicos em direção à circularidade de suas embalagens. Ela destacou os desafios e avanços alcançados até o momento, ressaltando o compromisso contínuo da Unilever em impulsionar ações mais sustentáveis e responsáveis.

Luciana Amiralian, Sócia Diretora e Diretora de Pesquisa & Desenvolvimento da Phisália Produtos de Beleza, ressaltou os esforços em inovação e pesquisa para desenvolver embalagens mais eco-friendly e o compromisso contínuo com a redução do impacto ambiental.

Camila Margelo, Gerente de Sustentabilidade para Marcas Próprias na RD – RaiaDrogasil, falou da parceria com a Papirus, em um projeto inovador de embalagens de papel cartão, que envolve o descarte consciente de medicamentos pelos consumidores nas farmácias Raia e Drogasil.

Ao final do evento, Ricardo Abussafy, Gerente de Logística Reversa do Programa “Mãos Pro Futuro” da ABIHPEC comandou a mesa redonda com os participantes. Durante o debate, foram discutidas estratégias para impulsionar ainda mais a economia circular na indústria de HPPC, com foco na logística reversa e no desenvolvimento social.

Fique por dentro da agenda de eventos da ABIHPEC.

Sobre a ABIHPEC

A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) é uma entidade privada que tem como finalidade representar nacional e internacionalmente as indústrias de todos os portes desse setor, instaladas em todo país, promovendo e defendendo os seus legítimos interesses, por meio de ações e instrumentos que contribuam para o seu desenvolvimento, buscando fomentar a competitividade, a credibilidade, a ética e a evolução contínua de toda a cadeia produtiva.

Open chat
Como posso te ajudar?