Em Brasília, entidades do setor empresarial se reúnem para discutir os desafios da logística reversa

Encontro histórico reúne principais atores da logística reversa de embalagens do país para debater propostas técnicas a serem enviadas à Secretaria Geral da Presidência da República.

Na última terça-feira, dia 17, em Brasília, representações das empresas usuárias de embalagem, das empresas recicladoras, de empresas que atuam na gestão de resíduos, de entidades gestoras de logística reversa, de Secretarias Municipais de Meio Ambiente e gestão de resíduos, de consórcios municipais, de catadores e outros atores importantes da cadeia da reciclagem se reuniram para debater os desafios da logística reversa no Brasil.

Diálogo entre setor público e privado

Em diálogo com técnicos do Ministério do Meio Ambiente – MMA -, o encontro afirmou que o avanço da pauta da gestão de resíduos no país e, especialmente, da logística reversa de embalagens, depende muito do diálogo e do alinhamento entre o setor privado e o setor público, nas suas diferentes esferas. Foi afirmado ainda que inclusão dos catadores de materiais recicláveis é uma prioridade também do setor privado, que nos últimos anos vem garantindo investimentos na cadeia da reciclagem, especialmente junto às organizações de catadores, o que colabora de forma decisiva para a ampliação dos índices de reciclagem no país.

Por fim, foi apresentado aos representantes do MMA a necessidade de que se mantenha um espaço de diálogo com o grupo reunido, para que, setor público e privado, juntamente com os catadores de materiais recicláveis, avaliem e debatam de forma permanente as medidas necessárias para o avanço da cadeia da reciclagem no país.

Debate sobre o Recicla+ e Pro-Catador

A reunião dedicou-se também à construção de contribuições a serem apresentadas ao Grupo de Trabalho Técnico criado pela Secretaria Geral da Presidência da República, para debater o Decreto 11.044, que institui o Recicla + e a recriação do Programa Pro-Catador. Neste ponto, mais uma vez as entidades confluíram para o reconhecimento da necessidade de priorização da inclusão dos catadores de materiais recicláveis, apontando ainda a importância de se garantir segurança jurídica aos sistemas e mecanismos de controle e transparência de seus resultados.

De forma consensual, diversas propostas foram aprovadas e apresentadas à Secretaria Geral da Presidência da República, na expectativa de que o setor privado e os principais operadores da logística reversa, inclusive as organizações de catadores presentes na reunião, tenham suas contribuições consideradas.

Open chat
Como posso te ajudar?