Em evento sobre jornadas de descarbonização realizado pela ABIHPEC, Ypê apresenta inovações com soluções de biomassa, robôs e energia eólica para descarbonizar processos
Cases foram apresentados em webinar da série “Cases de Descarbonização do setor de HPPC”, iniciativa promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC)
A ABIHPEC realizou nessa última quarta-feira (11/9) mais um evento da série de webinares “Cases de Descarbonização no Setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC)”, iniciativa que tem como objetivo compartilhar experiências e práticas de sucesso de suas empresas associadas, na promoção da descarbonização nas indústrias do setor.
Na ocasião, Fábio Brasiliano, diretor de desenvolvimento sustentável da entidade, recebeu Adriano Fidalgo Yamamoto, coordenador de sustentabilidade da Ypê, para apresentar as estratégias, iniciativas e desafios da organização em sua respectiva trajetória de redução de carbono na indústria.
Atualmente, a empresa é considerada uma das marcas mais representativas nos segmentos em que atua, estando presente em mais de 10 países, distribuídos entre América Latina, Ásia e África, e contando com mais de 450 produtos, divididos em 23 categorias no portfólio.
Segundo Yamamoto, um dos passos mais importantes da organização em direção à descarbonização foi a troca da caldeira movida a gás natural, que passou a ser abastecida por biomassa de cavaco de eucalipto, um combustível renovável. Com um investimento de R$ 26,5 milhões entre 2017 e 2019, a Ypê reduziu suas emissões de GEE (gases de efeito estufa) em 50% no período. “Nos dois anos seguintes à implementação das caldeiras da biomassa, tivemos uma redução de mais de 50% nas emissões”, destacou.
Outra iniciativa foi a inauguração, em 2022, do Centro de Distribuição 4.0. Situado em Amparo (SP), é considerado um dos mais modernos e tecnológicos da América Latina. “Um grande feito, em termos de emissões nesse CD, foi a substituição de empilhadeiras por 72 robôs autoguiados, que fazem toda a operação das atividades diárias. Então, eles trabalham nas frentes de armazenamento do produto, montagem de pallets e no próprio abastecimento dos caminhões. Com isso, temos menos desperdício de recursos e um trabalho muito mais assertivo e eficiente na entrega”, destacou o executivo.
Somado a isso, a empresa ainda aderiu à utilização de quatro caminhões 100% autônomos, que operam transferindo produtos entre as linhas de produção e o centro de distribuição dentro da planta fabril de Amparo.
Casa dos Ventos
A Ypê firmou neste ano uma parceria com a Casa dos Ventos, empresa de soluções sustentáveis, por meio de um contrato no valor de aproximadamente R$ 250 milhões na autoprodução remota de energia renovável. A eletricidade é gerada pelo parque eólico Rio do Vento, localizado no Rio Grande do Norte, com 1.038 MW de capacidade instalada, energia suficiente para evitar a emissão de aproximadamente 2 milhões de toneladas de CO2 por ano na atmosfera.
Plantar Vida
Dando mais um passo para a redução de emissões de CO2, o programa Plantar Vida, projeto de restauração florestal idealizado pela Ypê, com foco em recuperar a vida em nascentes de rios volta-se para a preservação ambiental e a segurança hídrica na Bacia do Rio Camanducaia, que faz margem com a matriz da organização, em Amparo (SP).
A Bacia abrange cerca de 1.000 km², integra 11 municípios e é responsável pelo abastecimento de, aproximadamente, 300 mil habitantes. De acordo com Yamamoto, o Plantar Vida tem o potencial de aumentar a biodiversidade na região e a possibilidade de sequestro de carbono, visando a diminuição de riscos climáticos.
“Buscamos a mobilização e participação de produtores locais para promover a resiliência hídrica da Bacia do Rio Camanducaia e o engajamento de outros parceiros do poder público e privado da região”, concluiu.
Posteriormente, para finalizar o webinar, o executivo respondeu a perguntas dos espectadores.
A próxima edição da série “Cases de Descarbonização no Setor de HPPC”, acontecerá no dia 1º de outubro, a partir das 10h. A Kimberly-Clark é a empresa convidada para compartilhar suas experiências e realizações em prol da descarbonização em suas operações.
Acompanhe a agenda de eventos da entidade no link: https://abihpec.org.br/agenda-abihpec/.
Sobre a ABIHPEC – A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) é uma entidade privada que tem como finalidade representar nacional e internacionalmente as indústrias do setor, instaladas em todo país e de todos os portes, promovendo e defendendo os seus legítimos interesses, por meio de ações e instrumentos que contribuam para o seu desenvolvimento, buscando fomentar a competitividade, a credibilidade, a ética e a evolução contínua de toda a cadeia produtiva.
Sobre a Ypê
Presente em mais de 95% dos lares brasileiros, a Ypê é líder em importantes categorias no segmento de higiene e limpeza do Brasil, com um portfólio de mais de 450 produtos em 23 categorias, incluindo as marcas Assolan, Atol, Tixan, Perfex, Flor de Ypê, Siene e Action de Ypê. Fundada em 1950, a Ypê é uma empresa 100% brasileira, com mais de 7.300 colaboradores. Com matriz localizada em Amparo, no interior de São Paulo, conta com mais seis complexos fabris: Salto (SP), Simões Filho (BA), Anápolis (GO), Goiânia (GO), Itajubá (MG) e Itapissuma (PE), e ficou entre as melhores empresas para trabalhar no estado de São Paulo e entre as melhores indústrias para trabalhar no Brasil, pelo ranking GPTW 2023. Signatária do Pacto Global – maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) – e do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, uma iniciativa do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, a Ypê é também a única empresa do setor de limpeza reconhecida por duas vezes consecutivas como Empresa Pró-Ética [2020-2021/2022-2023] pela Controladoria Geral da União (CGU).