Esforços da ABIHPEC contribuem com meio ambiente e envolvem diversos atores da sociedade

Programa Dê a Mão Para o Futuro encaminhou para reciclagem aproximadamente 117 mil toneladas de embalagens pós-consumo, somente em 2018

 

Para a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), o desenvolvimento setorial deve levar em conta a preservação do meio ambiente. Prova disso são as iniciativas apoiadas pela entidade para promover a redução de impactos ambientais, como o “Dê a Mão Para o Futuro – Reciclagem, Trabalho e Renda” –, lançado em 2006 e que atualmente registra resultados expressivos.

Somente em 2018, o programa recuperou e encaminhou para reciclagem aproximadamente 117 mil toneladas de embalagens pós-consumo. O resultado atendeu a meta estabelecida no Acordo Setorial de Embalagens, que reúne entidades de diversos setores da economia, entre elas a ABIHPEC, em prol da logística reversa.

No ano passado, o “Dê a Mão Para o Futuro” apoiou por meio de investimentos 144 cooperativas, localizadas em 91 municípios de 14 estados brasileiros, e 4.700 mil catadores fizeram parte do programa em 2018. Estas cooperativas movimentaram R$ 62 milhões com a venda dos materiais recicláveis que coletaram.

“Ao longo de sua trajetória, a ABIHPEC sempre atuou com o objetivo de inserir a temática ambiental nos processos de desenvolvimento do setor e, se antecipando à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Nº 12.305 de 2010), criou em 2006 o “Dê a Mão Para o Futuro”, que hoje é referência em responsabilidade compartilhada ao atender a questão do pós-consumo de embalagens e proporcionando geração de renda e inclusão social, por meio do programa ”, afirma João Carlos Basilio, presidente-executivo da ABIHPEC.

Sua realização é feita em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza (ABIPLA) e a Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI).

Open chat
Como posso te ajudar?