Empresa apresentou sua trajetória na direção de uma economia de baixo carbono
A Natura &Co, participou nesta quinta-feira (11), à convite da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), de webinar organizado pela entidade. O evento fez parte da série sobre “Descarbonização no setor de HPPC”. A companhia compartilhou sua trajetória pela redução de carbono e gases de efeito gerados em suas atividades com o objetivo de mitigar os impactos ambientais.
Fernanda Facchini, head de mudanças climáticas da Natura &Co, destacou que as ações foram iniciadas a partir de 2007, com o programa Natura Carbono Neutro. De lá para cá, a empresa desenvolveu diferentes metodologias para reduzir e compensar a emissão de carbono em todas as suas atividades. Em 2020 conseguiu reduzir em 10% suas emissões, comparado a 2012. Atualmente está em curso pela empresa o plano Net Zero 2030, com metas ainda mais ambiciosas.
O plano realiza um balanço entre as emissões e remoções antropogênicas de carbono. A meta é reduzir em até 90% as emissões de carbono residuais de toda a cadeia de valor em um ritmo acelerado. De acordo com a especialista, as mudanças implementadas pela Natura &Co já impactam o desenvolvimento de produtos, a logística de transportes, embalagens, processos internos e o descarte. O uso de plástico verde, redução de frete aéreo e terrestre, uso de veículos elétricos e demais tecnologias de baixo carbono são algumas das ações já em prática.
O processo também é implementado no desenvolvimento de produtos. De acordo com Fernanda, a companhia transforma desafios socioambientais em oportunidades de inovação, desde a pesquisa, utilização de matérias-primas sustentáveis, embalagens ecológicas, funcionais e com menos impacto à logística de transporte inteligente.
Facchini enfatizou que a trajetória da Natura &Co pela descarbonização é a mesma para as empresas que tem o interesse de iniciá-la, passando necessariamente pela medição e registro das emissões de carbono, a implementação de ações visando a redução das emissões de gases de efeito estufa e o apoio a projetos de compensação para neutralizar as emissões que ainda não podem ser evitadas.
João Carlos Basilio, presidente-executivo da ABIHPEC, que abriu o evento desta quinta-feira, afirmou que o encontro organizado pela entidade é um estímulo a toda a indústria. “É fundamental a colaboração entre as empresas do setor, a iniciativa nos permite compartilhar experiências e colaborar em direção a um futuro mais sustentável”. Basilio também destacou as estratégias ambientais da ABIHPEC, incluindo a gestão de resíduos sólidos pós-consumo, o fomento à biodiversidade e o incentivo à gestão climática.
O webinar Cases de Descarbonização da ABIHPEC, teve mediação de Fábio Brasiliano, diretor de desenvolvimento sustentável da ABIHPEC.
Sobre a ABIHPEC – A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) é uma entidade privada que tem como finalidade representar nacional e internacionalmente as indústrias do setor, instaladas em todo país e de todos os portes, promovendo e defendendo os seus legítimos interesses, por meio de ações e instrumentos que contribuam para o seu desenvolvimento, buscando fomentar a competitividade, a credibilidade, a ética e a evolução contínua de toda a cadeia produtiva.