Julio Cesar Fontes Laranjeira, cônsul-geral adjunto do Brasil em Milão, visita o espaço do Beautycare Brazil, na Cosmoprof Bologna 2017
Após cinco dias de feira, 36 empresas brasileiras de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos encerraram sua participação na Cosmoprof Worldwide Bologna (Itália) com saldo positivo e registraram US$ 12 milhões em negócios esperados para os próximos 12 meses. Por meio do projeto setorial Beautycare Brazil, uma realização da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), as companhias estiveram presentes de 16 a 20 de março no maior evento do setor promovido na Europa.
Segundo os apontamentos observados pelos expositores, a feira superou as expectativas em qualidade de público e o apoio do Beautycare Brazil foi essencial para fortalecer a qualidade dos contatos alcançados. No total, foram realizados 1236 contatos, sendo 1097 novos. “Nesta 50ª edição as empresas se dividiram por categoria de produtos em seis diferentes pavilhões. Este novo formato possibilitou mais visibilidade para o mercado brasileiro; proximidade com possíveis clientes por segmento; e melhor resultado para os expositores”, analisa Gueisa Silvério, gerente do projeto setorial.
De acordo com Julio Cesar Fontes Laranjeira, cônsul-geral adjunto do Brasil em Milão, a presença do Brasil em eventos deste porte é de fundamental importância para a internacionalização das indústrias do setor. “Durante a feira ficou evidente o grande interesse que o produto nacional desperta no mercado consumidor internacional. O consulado-geral concedeu apoio institucional às empresas brasileiras e continuaremos nesta missão para que o Brasil seja a cada ano mais representativo na Cosmoprof”, diz Laranjeira.
Com objetivo de fomentar novos investimentos, as companhias do Beautycare Brazil participaram de rodadas de negócios estratégicas com uma empresa Russa, totalizando em 22 reuniões. “Os encontros foram positivos, com grandes chances de parcerias e potenciais negócios”, afirma Milena Babayan, do Escritório da Apex-Brasil de Moscou, idealizadora deste Projeto Comprador.
Sobre o Beautycare Brazil:
É uma iniciativa realizada por meio de um acordo de cooperação técnico-financeiro em parceria com a ABIHPEC e a Apex-Brasil, que tem como objetivo promover a competitividade das empresas brasileiras de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos no mercado internacional. |
Desenvolvido desde o ano 2000, o Projeto Setorial vem alcançando uma história de sucesso de apoio à exportação e para a relevância do setor para a economia nacional. Atualmente, o Beautycare Brazil atende empresas de todos portes e faturamentos, que tem a possibilidade de participar de eventos internacionais, tais como feiras, road shows e missões prospectivas, além outras ações que englobam atividades de capacitação, adequação técnica de produtos, ações comerciais para facilitação e geração de negócios, fortalecimento de imagem, entre outros.