Segmento resiste à retração do setor brasileiro de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos
Levantamento do Instituto de Pesquisa Qualibest aponta que os homens brasileiros já se consideram “supervaidosos”
Eles querem mais produtos dedicados ao público masculino! Este foi o recado dado no Workshop sobre o Mercado Masculino realizado pela ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – que reuniu representantes da indústria para falar sobre o tema. O evento trouxe dados sobre o desempenho desta categoria, que cresceu 2,4% em 2015, representando mais de R$21 milhões do faturamento total do setor.
Além dos dados setoriais, o Instituto Qualibest produziu uma pesquisa para a ABIHPEC sobre os hábitos de consumo do homem brasileiro e o levantamento apontou que 43% dos homens entrevistados consideram-se supervaidosos. “Quando questionados sobre o que significa a vaidade masculina, a maioria respondeu que a vaidade masculina está ligada à valorização da autoestima e cuidado com a saúde e bem-estar”, comentou Raul Porto, executivo da Qualibest.
Se antes os homens tinham vergonha de ir ao salão de beleza, esse tabu ficou para trás. 83% dos entrevistados afirmaram que já foi o tempo em que só as mulheres se preocupavam com sua aparência e 54% deles já frequentam regularmente salões de beleza e barbearia sem o menor receio. “Hoje em dia os homens têm uma série de produtos dedicados ao cuidado do cabelo, da barba e da pele. Temos certeza que este é um segmento com alta capacidade de expansão, pois ainda temos muitos tipos de produtos para explorar” afirmou Daniel Oliveira, gerente de Inteligência de Mercado da ABIHPEC.
“Nos últimos cinco anos o segmento de produtos masculinos cresceu 16% e este mercado posiciona-se como o segundo maior consumidor do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos” comentou Oliveira.
Entre as curiosidades apontadas pelo levantamento sobre os hábitos de consumo dos homens brasileiros a pesquisa também apontou que, apesar do aumento da procura por produtos especializados, eles ainda não estão satisfeitos com os itens disponíveis no mercado e buscam por mais opções de produtos para o cuidado com a barba, maquiagens com efeito corretivo e cremes depilatórios para o corpo.
“A indústria brasileira de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos está atenta à demanda do mercado e segue investindo em inovação para este segmento. Temos certeza que os homens têm o mesmo potencial de consumo que as mulheres e vamos trabalhar para entregar produtos que atendam as expectativas deste público” finalizou João Carlos Basilio, presidente executivo da ABIHPEC.