Novos hábitos de skincare no Brasil estimulam inovação na indústria cosmética

Novos hábitos de skincare no Brasil estimulam inovação na indústria cosmética

5ª edição do Webinar INOVAÇÃO ABIHPEC de Pele reuniu especialistas para debater tendências e a busca do setor por inovações nos produtos para cuidados com a pele

O termo ‘skincare’ é uma tradução literal do inglês de “cuidados com a pele”. O assunto tem sido cada vez mais comentado nas redes sociais e na rotina prática de autocuidado dos consumidores brasileiros e, consequentemente, objeto de estudo de especialistas da indústria cosmética. A 5ª edição do Webinar INOVAÇÃO ABIHPEC de PELE, realizada nos dias 25 e 26 de abril, trouxe o tema a partir da perspectiva do desenvolvimento tecnológico e inovador, trazendo inputs consistentes de um dos mercados mais promissores da indústria.

O webinar “Skincare: O Que Inspira a Inovação Hoje?, realizado pela área de Inovação e Tecnologia da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), ” teve a curadoria e palestra da dermatologista Flávia Addor, diretora técnica no Grupo MEDCIN e membro do conselho Científico-Tecnológico da ABIHPEC. A especialista mostrou como o chamado ‘Expossoma’, que consiste em fatores ambientais e internos, acaba influenciando na saúde da pele ao longo da vida, e as formas de conter o avanço dos danos.

Considerada uma barreira de proteção, a pele costuma receber muita radiação solar, além de ser um reflexo da nossa alimentação e até do estado emocional. Para mantê-la resistente, especialistas apontam três passos de cuidados fundamentais: higienização, hidratação e fotoproteção.

Sobre este último, um estudo epidemiológico, financiado pela L’Oréal, mostrou um cenário preocupante no Brasil. De acordo com o levantamento, 88% da população não utiliza diariamente filtro solar e 44% tem a falsa ideia de que pessoas já bronzeadas não têm necessidade de uso de fotoproteção. Apesar disso, José Euzébio, farmacêutico responsável pela comunicação médica da empresa, afirma que o mercado brasileiro é muito exigente em termos de proteção solar e que a indústria trabalha para oferecer produtos com alta proteção voltados para diversos tipos de pele e climas.

As demandas também caminham para uma tendência crescente de oferta de produtos multifuncionais. De acordo com Gustavo Dieamant, diretor executivo de P&D do O Boticário e membro do Conselho Científico-Tecnológico da ABIHPEC, 72% dos consumidores optam por cosméticos com mais de 1 benefício.

O uso de ingredientes alternativos, como o caso do CDB, também tem ganhado espaço em pesquisas. Mika Yamaguchi, CEO da Be Science e Cofundadora da TechGen afirmou que a substância química possui propriedades anti-inflamatórias, podendo ser uma aliada no tratamento da acne.

O webinar contou ainda com as participações de Luciana Vasquez, especialista em ciência da pele e microbioma da Natura e Thais Signorelli, Médica dermatologista gerente de segurança médica na Johnson & Johnson Consumer Health, Vinícius Bim, especialista em Inovação da BASF, Vivian Borges, especialista de marca e influência da Sallve, Sérgio Gonçalves, presidente do Conselho Científico-Tecnológico da ABIHPEC e os especialistas e membros do órgão Marcelo de Paula Corrêa e Israel Feferman.

Próximos treinamentos e capacitações INOVAÇÃO ABIHPEC:

https://www.inovacaoabihpec.org.br/capacitacao-e-treinamento/

Sobre a ABIHPEC – A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) é uma entidade privada que tem como finalidade representar nacional e internacionalmente as indústrias do setor, instaladas em todo país e de todos os portes, promovendo e defendendo os seus legítimos interesses, por meio de ações e instrumentos que contribuam para o seu desenvolvimento, buscando fomentar a competitividade, a credibilidade, a ética e a evolução contínua de toda a cadeia produtiva. Mais informações: www.abihpec.org.br

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