Prestes a completar 10 anos, Instituto ABIHPEC planeja ampliar a atuação digital e atendimento ao público nos próximos anos

Prestes a completar 10 anos, Instituto ABIHPEC planeja ampliar a atuação
digital e atendimento ao público nos próximos anos

Instituto ABIHPEC, canalizador das iniciativas sociais da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, apresentou seus quatro projetos sociais e os planos futuros, no Café com Tema ABIHPEC

Prestes a completar 10 anos de atuação em 2023, o Instituto ABIHPEC, criado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, foi o tema central do último Café com Tema do ano, promovido pela ABIHPEC. O evento contou com a participação de Claudio Viggiani, presidente do Instituto ABIHPEC e de Elaine Gerchon, diretora de Inteligência de Mercado da entidade.

Ao longo do evento, Viggiani falou sobre a história e os projetos de responsabilidade social coordenados pelo Instituto ABIHPEC e os planos previstos para os próximos anos. “Antes do Instituto ABIHPEC existir, a ABIHPEC já coordenava dois projetos:  o “De Bem com Você – a Beleza contra o câncer” e o “Pedofilia não feche os olhos para isso”, no qual hoje temos uma parceria com a Childhood Brasil. O Instituto nasceu dos projetos sociais da ABIHPEC, e da vocação da associação em ampliar esses projetos sociais”, explicou o presidente.

Atualmente, o Instituto ABIHPEC conta com quatro projetos focados no estímulo ao bem-estar, empreendedorismo, capacitação profissional e combate à violência sexual infanto juvenil. São eles: “De Bem com Você – a Beleza contra o câncer”, que oferece gratuitamente oficinas de automaquiagem para mulheres em tratamento oncológico; Enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes, que realiza a conscientização sobre a prevenção e o combate aos abusos; “Educação, Dignidade e Beleza”, iniciativa que apoia e patrocina projetos de formação de profissionais na área da beleza; e o “Beleza Negra”, projeto de apoio a empreendedores negros na área de beleza de todo o Brasil.

De acordo com Claudio Viggiani, presidente do Instituto ABIHPEC, para os próximos cinco anos o Instituto concentrará os esforços nos projetos atuais, com aprofundamento no conteúdo e foco na comunicação digital. “Buscaremos um crescimento exponencial da nossa presença nas redes sociais cobrindo todas as redes relevantes e aumentando o investimento em impulsionamento e trabalhando melhor nosso conteúdo”, comentou Viggiani.

O Instituto também quer expandir o público atendido pelos programas, como é o caso do “De Bem com Você – a Beleza contra o câncer”. Atualmente o programa atende cerca de 7 mil mulheres por ano, e tem como meta atender 17 mil pessoas por ano, até 2027, incluindo novas ações focadas para adolescentes e homens, de acordo com os planos do Instituto. Para isso, parcerias com novas entidades devem ser firmadas nos próximos anos.

Desde 2012, mais de 39 mil pacientes foram atendidas pelo ‘De Bem com Você’, em mais de 750 oficinas realizadas anualmente e com o apoio de uma rede de 125 voluntarios espalhados pelo país, além da doação de milhares de produtos de maquiagem e cuidados pessoais, realizadas pelas empresas do setor de HPPC, parcerias do Instituto, para compor os kits que são entregues para as pacientes participantes das oficinas de automaquiagem.

 

Por meio do fundo de apoio ‘Educação, Dignidade e Beleza’, que tem como o objetivo incentivar, apoiar e patrocinar projetos de formação de profissionais na área da beleza, oferecidos para pessoas em situação de vulnerabilidade social, estimulando a  empregabilidade e empreendedorismo aos seus participantes, o Instituto ABIHPEC planeja aumentar os recursos destinados ao apoio às instituições beneficiadas.

Voltado ao empreendedorismo, com foco na comunidade negra, o projeto “Beleza Negra” já tem nova edição programada para 2023. “No momento estamos reorganizando o projeto para que ele volte ano que vem repaginado e com novidades, principalmente para a nossa indústria de HPPC”, comentou Viggiani.

Resultado da parceria entre o Instituto ABIHPEC e a Childhood Brasil, o projeto “Enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. Não feche os olhos para isso elevou o debate sobre a prevenção da exploração e abuso sexual. “O projeto nos ensinou como dialogar sobre tema e entender como o problema é visto pela sociedade. Ao longo desse anos construímos uma comunicação assertiva, que deve ganhar ainda mais força com a continuidade da campanha”, ressaltou.

Como colaborar com os projetos sociais do Instituto ABIHPEC?

Existem algumas várias formas de engajar nos projetos sociais do Instituto ABIHPEC. Todos podem participar, independentemente de ser uma pessoa física ou jurídica. É simples e fácil, basta se associar ao Instituto ABIHPEC.

Sendo uma associada ao Instituto ABIHPEC a empresa ou a pessoa física tem o direito a participar de todos os fóruns do Instituto e contribuir com os passos da entidade e projetos do Instituto. E isso pode ser feito através de um valor mensal de contribuição. Caso não queira ser um associado, as empresas e/ou pessoas podem participar com doações pontuais.

Outra forma de contribuir é com a doação de produtos do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos para os projetos sociais do Instituto ABIHPEC, como o projeto “Educação, Dignidade e Beleza”, que incentiva as escolas de profissionais de beleza que precisam de produtos para treinamento dos alunos; e também o programa “De Bem com Você – a Beleza contra o câncer”, que entrega kits com produtos de maquiagem e higiene pessoal para as participantes das oficinas de automaquiagem.

Para conhecer mais sobre os projetos sociais e saber como contribuir com o Instituto ABIHPEC, clique aqui.

Sobre a ABIHPEC

A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) é uma entidade privada que tem como finalidade representar nacional e internacionalmente as indústrias de todos os portes desse setor, instaladas em todo país, promovendo e defendendo os seus legítimos interesses, por meio de ações e instrumentos que contribuam para o seu desenvolvimento, buscando fomentar a competitividade, a credibilidade, a ética e a evolução contínua de toda a cadeia produtiva. Mais informações: www.abihpec.org.br

Sobre o Instituto ABIHPEC

O Instituto ABIHPEC é uma associação civil, autônoma, sem fins lucrativos, que surgiu de uma iniciativa da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) para canalizar os projetos sociais por ela patrocinados.

 

 

Open chat
Como posso te ajudar?