Programa de Logística Reversa “Mãos Pro Futuro” alcança marco histórico de 1 milhão de toneladas de resíduos sólidos recuperados

Coordenado pela ABIHPEC, o programa foi citado por publicações internacionais de referência da ‘Un Habitat’ e do Banco Mundial e amplia seu impacto social abraçando 14 ODS da ONU

O programa de logística reversa “Mãos Pro Futuro”, coordenado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) e realizado em parceria com a ABIPLA e ABIMAPI, celebra mais um marco histórico da sua atuação: alcançou a marca de 1 milhão de toneladas de resíduos sólidos recuperados desde a implementação do programa no Brasil.  Além disso, o programa também expandiu sua abrangência e atualmente, contribui diretamente para 14 dos 17 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

“A marca demonstra o comprometimento contínuo com uma gestão ambiental responsável e eficaz. Estávamos alinhados com 7 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e agora chegamos a 14”, comemora João Carlos Basilio, presidente-executivo da ABIHPEC.

Desde o seu lançamento, em 2006, o “Mãos Pro Futuro”, tem desempenhado um papel notável na promoção da economia circular e na redução do impacto ambiental com resultados expressivos. De acordo com o último relatório, só em 2022, o programa recuperou 163.845 toneladas de massa de embalagens.

Mais recentemente, em fevereiro de 2023, o Programa lançou sua nova identidade visual e trouxe também para as empresas aderentes, um selo que pode ser utilizado em embalagens de produtos, demonstrando dessa forma aos consumidores, que a empresa, cumpre todas as metas de recuperação de embalagens pós consumo exigidas pelas regulamentações vigentes.

“É mais uma prova do esforço contínuo para abordar uma variedade de desafios globais interconectados, incluindo a erradicação da pobreza, a promoção da igualdade de gênero, a ação climática e a promoção do consumo e produção responsáveis”, aponta Fábio Brasiliano, diretor de Meio Ambiente da ABIHPEC e  coordenador do programa.

O sucesso e a inovação do programa também atraíram reconhecimento internacional. O especialista em sustentabilidade, Flávio Ribeiro, destacou o “Mãos Pro Futuro” como um case inspirador, em uma das mais importantes newsletters do mundo sobre sustentabilidade, a ‘Un Habitat For a Better Urban Future”.

O Banco Mundial (World Bank Group), em sua publicação do International Finance  Corporation, também apontou o Programa “Mãos Pro Futuro”, como destaque para a prática da geração inclusiva de trabalho[1].

[1] How ABIHPEC Puts Inclusive Employment Solutions into Practice

Atualmente, cerca de 200 organizações de catadores, que atuam em 165 municípios do Brasil espalhados por todas as unidades federativas do país, integram o “Mãos Pro Futuro”.

Mais informações: www.maosprofuturo.org.br

Sobre a ABIHPEC

A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) é uma entidade privada que tem como finalidade representar nacional e internacionalmente as indústrias de todos os portes desse setor, instaladas em todo país, promovendo e defendendo os seus legítimos interesses, por meio de ações e instrumentos que contribuam para o seu desenvolvimento, buscando fomentar a competitividade, a credibilidade, a ética e a evolução contínua de toda a cadeia produtiva. Mais informações: www.abihpec.org.br

Open chat
Como posso te ajudar?