Rede Cata Sampa recebe apoio do programa “Dê a Mão para o Futuro – Reciclagem, Trabalho e Renda”

A ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos recebeu em 3 de maio, integrantes da Rede Cata Sampa (Rede de Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis do Estado de São Paulo) para assinar o Termo de Cooperação para implementação do programa “Dê a Mão para o Futuro – Reciclagem, Trabalho e Renda”.

Participaram da solenidade João Carlos Basilio, presidente executivo da ABIHPEC; Rose Hernandes, diretora de Meio Ambiente da associação; Eduardo Ferreira de Paula, presidente da Rede, além de fortes lideranças dos catadores de cooperativas. Pelo convênio, serão apoiadas técnica e estruturalmente quatro cooperativas de catadores de materiais recicláveis nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Poá e Mogi das Cruzes (sede da Rede).

Há dez anos, a indústria brasileira de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos vem fortalecendo os catadores cooperados, por meio dos três pilares da sustentabilidade: preservação ambiental, benefício social e viabilidade econômica. O apoio do programa, atualmente presente em 129 cooperativas, consiste em melhorar a infraestrutura e/ou fornecer equipamentos e veículos; promover ações de divulgação para a população sobre a correta separação e entrega dos materiais para a coleta seletiva; capacitar/treinar sobre administração de negócios para estimular o empreendedorismo; aumentar a produtividade e melhorar a renda dos catadores cooperados.

O “Dê a mão para o Futuro” é uma iniciativa de responsabilidade socioambiental, desenvolvido pela ABIHPEC, em conjunto com a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza (ABIPLA) e com a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI).

Sobre a Rede Cata Sampa:

Com a missão institucional de fortalecer, ampliar e organizar práticas de economia solidária, por meio da implantação de uma rede de base de cooperativas/associações de catadores de material reciclável do Estado de São Paulo, a Rede Cata Sampa atualmente é formada por 22 cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis e busca ampliar e organizar práticas de economia solidária. Com sede em Mogi das Cruzes, a Rede atua na cidade de São Paulo, Auto Tietê e Cabeceiras e Litoral Paulista, e beneficia cerca de 3 mil pessoas indiretamente e cerca de 750 catadores de materiais recicláveis que atuam nas comunidades de 11 municípios onde estão inseridos na catação.

 

Mais informações:

“Dê a Mão para o Futuro: www.maoparaofuturo.org.br

 Rede Cata Sampa: www.catasampa.org

 

Open chat
Como posso te ajudar?