Semana ABIHPEC de Mercado inovação e transformação digital para atender aos novos perfis de consumidores

     No 3.º dia do evento, especialistas em pesquisas e executivos de empresas falaram sobre as mudanças na forma de olhar o mundo, consumir produtos de HPPC e usar a inovação para atendimento dessas novas necessidades

 

A Semana ABIHPEC de Mercado discutiu nesta quarta-feira (29/9) como a inovação e a tecnologia são importantes aliadas para atender às demandas de consumidores cada vez mais exigentes, que buscam produtos que proporcionem boas sensações, sejam produzidos de forma sustentável e ainda, entreguem soluções que facilitem seu dia a dia.

 

A gerente de Inovação da ABIHPEC, Marina Kobayashi, abriu o terceiro dia do evento. Em seguida, a diretora de contas da WGSN, Bruna Ortega, apresentou o estudo “Consumidor do Futuro 2023”. Ela explicou que os dois últimos anos, atípicos por causa da pandemia e isolamento social, provocaram grandes mudanças, mas, a boa notícia é que insegurança vai dar lugar à esperança, de acordo com o levantamento feito pelo WSGN.

Segundo ela, as empresas estão se adaptando para entregar o que esse novo consumidor espera. A pesquisa identificou que durante a pandemia dois sentimentos sobressaíram: percepção do tempo e apatia. Sobre a percepção do tempo, surgiu o chamado “jet lag social”, a sensação de que o tempo passava de forma diferente e descompassada em relação à realidade, por causa das mudanças na rotina. A apatia – que na prática é a ausência de sentimentos – veio como uma reação para a apreensão com o futuro. Isso fez com que os consumidores se tornassem mais nostálgicos, buscando no passado um lugar de conforto.

Alguns tipos de consumidores devem ganhar projeção daqui para frente, entre eles: os “antecipadores” e os “novos românticos”. Os primeiros buscam soluções que facilitem suas vidas e diminuam as preocupações com rotinas previsíveis, como por exemplo, a compra por programas de assinaturas. Já os novos românticos buscam maior equilíbrio em suas vidas, querem realinhar sentimentos e valores humanos e procuram por produtos e rituais, que ofereçam boas sensações, como bem-estar e relaxamento.

A sócia-fundadora da Dezon, Iza Dezon, e a jornalista e expert em beleza e bem-estar, Vânia Goy, abordaram traços de percepção de mundo e comportamento de consumo da Geração Zero – Nativos Digitais. São consumidores sempre conectados, que tiveram poucas experiências off-line, são dispostos a rever seu estilo de vida e mudar hábitos de consumo em prol de causas relacionadas à sustentabilidade e saudabilidade.

A mesa redonda com o tema “Inovação aberta, colaborativa e aplicação de tecnologia – Como as empresas, estão inovando no setor de HPPC”, fechou a programação do dia. A conversa teve mediação do Presidente do Conselho Científico e Tecnológico da ABIHPEC, Sérgio Gonçalves, que conversou com a diretora de marketing das marcas de Essential Health na Johnson & Johnson Consumer Health Brasil, Cristina Santiago, e o diretor de Inovação e Engenharia de Produtos Digitais na Natura &Co América Latina, Luciano Abrantes.

Cristina destacou a importância da co-criação, tirando os cientistas dos bastidores e trazendo para a linha de frente, com o objetivo de identificar e atender os desejos dos consumidores, que são cada vez mais ouvidos. Luciano Abrantes contou que a pandemia impulsionou o e-commerce, com compras por canais online e experiências digitais, mas sem perder a essência das relações.

As palestras da Semana ABIHPEC de Mercado vão até o dia 1º de outubro. Para conferir a programação completa e se inscrever, basta acessar o site da ABIHPEC: www.abihpec.org.br.

 

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