A essencialidade dos produtos de HPPC foi fundamental para a consolidação das categorias relacionadas à prevenção da COVID-19, assim como a inovação e a agilidade praticadas pelas empresas do Setor
Apesar de um ano cheio de incertezas e muito crítico de enfrentamento da pandemia, a essencialidade dos produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos para a promoção da saúde e do bem-estar da sociedade, alavancou o ritmo de retomada das atividades do setor. De acordo com o Painel de Dados de Mercado da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), o setor de HPPC obteve em 2020, um crescimento de 5,8% em vendas ex-factory, quando comparado com o mesmo período de 2019.
Diversos fatores impulsionaram esse desempenho. Um deles foi a intensificação dos hábitos de higiene para mitigar os riscos de contágio do coronavírus. O álcool em gel foi o destaque da ‘Cesta COVID-19 de Consumo’, com uma alta de 808%, seguido do lenço de papel (77%); toalha de papel multiuso (33,2%); sabonete líquido (22,3%); sabonete em barra (9,5%); e papel higiênico (12,7%).
“Acreditamos na tendência de continuidade de consumo destes produtos de forma ascendente, uma vez que 2021 ainda é um ano pandêmico, e o itens da cesta COVID-19 são ferramentas necessárias para a manutenção da saúde via o reforço dos hábitos de higiene pessoal. Na nossa visão, o brasileiro que já tinha historicamente bons hábitos de higiene, entendeu isso e segue praticando a higiene pessoal de forma ainda mais intensa”, afirma João Carlos Basilio, presidente-executivo da ABIHPEC.
Outras categorias de produtos, também relacionadas aos hábitos de higiene que foram reforçados, como o banho, surpreenderam positivamente em performance, caso produtos de cuidados com a pele tanto para o corpo como para o rosto. De janeiro a dezembro de 2020, o segmento de cuidados com a pele teve alta de 21,9% (vendas ex-factory), quando comparado com o mesmo período de 2019, sendo que nesse segmento, todos os produtos cresceram acima de dois dígitos.
Os maiores destaques foram, para o rosto, as máscaras de tratamento faciais, que apresentaram 91% de crescimento e, para os produtos de cuidados com a pele do corpo os esfoliantes corporais, que apresentaram alta de 153,2%.
“Acreditamos também que o brasileiro vem se tornando cada vez mais interessado em produtos de cuidados com a pele. Essa já era uma tendência observada antes da pandemia e no ano de 2020, a busca por produtos para essa finalidade, de fato, aumentou. Esse é, sem dúvidas, um sinal positivo para a ampliação desse segmento que ainda tem enorme potencial de desenvolvimento aqui no Brasil”, complementa Basilio.
As datas promocionais também tiveram grande representatividade nos resultados. Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e a última sexta de novembro, apresentaram resultados melhores do que os esperados. No entanto, o Natal surpreendeu com resultados mais tímidos. De acordo com o Indicador de Atividade do Comércio – Natal, da Serasa Experian, as vendas no varejo físico registraram queda de 10,3% na semana do Natal.
Desempenho de perfumaria surpreende fabricantes
O segmento de Perfumaria obteve um crescimento de 8,4% no ano de 2020 (janeiro a dezembro de 2020 – vendas ex-factory comparadas com o mesmo período do ano anterior).
Durante a pandemia, alguns obstáculos poderiam interferir na venda dos perfumes, uma vez que as lojas de perfumaria passaram muito tempo fechadas ou com restrições de funcionamento, no entanto, as empresas se reinventaram e investiram em canais de vendas alternativos, provando que é possível atrair compradores mesmo à distância. As possibilidades de fazer compras pelo e-commerce, de trocar experiências nas redes sociais e de interagir com as marcas virtualmente, garantiram o acesso dos consumidores aos itens de perfumaria.
Além disso, outro ponto de destaque que provocou o crescimento das vendas dos perfumes foi o aumento do interesse do brasileiro, pelos perfumes nacionais. Isso se deu não só por conta das restrições de viagens ao exterior, como também, em decorrência do aumento de preços para itens importados, consequência do aumento do dólar.
“Os brasileiros cada vez mais se surpreendem com as ofertas nacionais de perfumes que, além de oferecerem altíssima qualidade, vem recebendo investimentos constantes em inovação nos últimos anos. Certamente, a opção de compra de perfumes nacionais, reforçou as vendas da categoria em 2020”, finaliza João Carlos Basilio.
Tendências de autocuidado que se consolidaram em 2020
A intensificação dos hábitos de higiene pessoal também fez com que o consumidor brasileiro aumentasse a frequência de banhos e consequentemente, de lavagem dos cabelos. De acordo com o Painel de Dados de Mercado da ABIHPEC, de janeiro a dezembro de 2020 na comparação com 2019, shampoos tiveram um crescimento de vendas (ex-factory) de 7,9%, condicionadores de 18,6% e produtos de tratamento capilar de 12,6%.
Muitos Institutos de pesquisa sinalizaram que o comportamento do consumidor mudou em relação ao banho, transformando esse momento em um pequeno ritual de reconexão consigo mesmo e escape mental dos fatores estressantes da rotina de pandemia.
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