Setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos prevê avanço da indústria com reforma tributária

Setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos prevê avanço da indústria com reforma tributária 

Tema foi abordado por João Carlos Basilio, presidente-executivo da ABIHPEC, em evento promovido pela entidade na última sexta-feira

Após fechar o ano de 2022 com um crescimento de 13,2% diante dos aumentos de preços, falta de insumos e a consequente desaceleração do consumo, o setor brasileiro de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos acredita em uma recuperação mais consistente da indústria nos próximos anos com a realização de reformas. O assunto foi discutido na última sexta-feira (5), no Café com Tema – “Perspectivas e Desafios do Setor de HPPC”, promovido pela ABIHPEC e com participação do presidente-executivo da entidade, João Carlos Basilio.

O executivo comentou que, apesar das dificuldades enfrentadas no ano anterior, o setor encerrou 2022 com um valor de vendas no varejo na ordem de 169 bilhões de reais[1] e gerou oportunidades de trabalho a mais de 5,6 milhões de pessoas. “Os números falam por si e comprovam a essencialidade da indústria de HPPC. Essa essencialidade vem sendo construída há anos com apoio das empresas e dos consumidores”, ressaltou Basilio.

Para além do empenho da indústria, João Carlos Basilio, falou da complexidade e da necessidade da simplificação tributária e criação de segurança jurídica. “Precisamos de uma reforma que ajude a simplificar os processos com objetivo de eliminar os entraves nas negociações internas e reduzir os impostos, que hoje nos coloca entre os três setores mais tributados do país”, comentou.

No entanto, o setor se mostra otimista de que o atual governo mobilizará esforços em 2023 para que os objetivos da reforma sejam alcançados e com isso promover um salto da indústria neste e nos próximos 10 anos.

No evento desta sexta-feira, o executivo da ABIHPEC ainda ressaltou a atuação da entidade na área regulatória, com o estreitamento contínuo da relação com a ANVISA,  falou sobre os resultados positivos do Mãos Pro Futuro, programa de logística reversa coordenado pela ABIHPEC, que recuperou em 2022, cerca de 164 mil toneladas de resíduos sólidos para reciclagem e sobre o crescimento de 9,4% na corrente de comércio internacional do setor brasileiro de HPPC, estando esse em seu 3º ano superavitário. .

Agenda Estratégica Positiva do Setor de HPPC

A Associação Brasileira de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosméticos – ABIHPEC – construiu com o apoio da consultoria econômica – LCA sua Agenda Estratégica Positiva de trabalho para os próximos anos, onde mapeou os temas de interesse da indústria e seus principais gargalos englobando pilares estratégicos nos campos da tributação, regulamentação, meio ambiente, inovação e tecnologia, comércio internacional, logística, desenvolvimento social, entre outros. De acordo com Basilio, se trata de uma agenda viva que tem por objetivo guiar a atuação da ABIHPEC, na defesa dos legítimos interesses da indústria nos próximos anos.

Café com Tema ABIHPEC

O Café com Tema ABIHPEC é uma iniciativa da área de Inteligência de Mercado da ABIHPEC, com o objeto de disseminar o conhecimento para todo o setor, acerca do trabalho que a ABIHPEC realiza, compartilhando informações de forma aberta e transparente. Quem recebe os líderes e executivos das diversas funções da entidade, é a Diretora da área, Elaine Gerchon.

Para acompanhara agenda de eventos da ABIHPEC acesse.

Informações para a imprensa:

Kubix – estratégia e comunicação

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Sueli Gomes — sueli.gomes@kubix.com.br – 11 99701.6035

[1]  Euromonitor Internacional, 2022 (inclui o mercado de BPC e Tissue)

 

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