Iniciativa da entidade para profissionais da indústria, segue com inscrições abertas
A série de webinars que fazem parte do treinamento de Biotecnologia, promovida pela área de Inovação e Tecnologia da ABIHPEC, segue trazendo diferentes possibilidades sobre a aplicação da biotecnologia no setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. Os encontros ocorrem toda segunda-feira até o dia 13 de junho, e trazem as inovações e tendências que podem moldar a aplicação da biotecnologia no setor. No último dia 29, a especialista Ana Paula Jacobus compartilhou seu conhecimento sobre o papel da biologia sintética na criação de produtos mais eficazes, sustentáveis e personalizados, destacando áreas-chave de aplicação e os desafios relacionados à segurança e regulamentação.
A especialista do Instituto Senai de Inovação em Biotecnologia enfatizou, através de uma abordagem interdisciplinar que combina princípios da biologia, engenharia, computação e outras ciências, que a biologia sintética é uma ferramenta para projetar e construir novos sistemas biológicos, além de modificar sistemas existentes para aplicações específicas.
Jacobus destacou que a biologia sintética tem implicações significativas na indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, que vão desde o desenvolvimento de ingredientes mais sustentáveis e personalizados até o aprimoramento das formulações, permitindo aumentar o desempenho.
A especialista complementou ainda que, no entanto, a biologia sintética também apresenta desafios, especialmente em relação à segurança e regulamentação. A manipulação genética de microrganismos requer cuidados rigorosos para garantir a segurança dos produtos tanto para uso humano quanto para o meio ambiente.
As inscrições para os próximos encontros da série sobre biotecnologia permanecem abertas no Portal INOVAÇÃO ABIHPEC.
Sobre a ABIHPEC – A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) é uma entidade privada que tem como finalidade representar nacional e internacionalmente as indústrias do setor, instaladas em todo país e de todos os portes, promovendo e defendendo os seus legítimos interesses, por meio de ações e instrumentos que contribuam para o seu desenvolvimento, buscando fomentar a competitividade, a credibilidade, a ética e a evolução contínua de toda a cadeia produtiva.