Estudo foi apresentado em evento promovido pela ABIHPEC em parceria com a Mintel e revelou as principais tendências para o ano
A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos promoveu em colaboração com o instituto de pesquisa Mintel, um webinar para apresentar as três “Tendências de Beleza e Cuidados Pessoais Para 2024”. Uma das tendências mostrou como a retração econômica pode influenciar nos hábitos de consumo, e aumentar as exigências por mais eficácia. A Inteligência Artificial, por sua vez, deve elevar as expectativas para a evolução do mercado de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos.
As análises da Mintel mostraram que o baixo crescimento econômico na América Latina, que atingiu a marca de 2,3% em 2023, levou os consumidores dessa região a ter mais cautela em seus gastos. A tendência emergente da chamada “beleza simplificada” reflete a busca por produtos econômicos com resultados mais tangíveis, evidenciando uma mudança no comportamento do consumidor.
O conceito de “menos é mais” deve ganhar força, inspirado pelo surgimento da “quiet beauty” – uma abordagem minimalista da aparência que denota classe e status social. A ênfase também recai sobre a qualidade dos ingredientes, eficácia do produto e garantia de simplicidade. As marcas são instigadas a adotar a “simplicidade sofisticada”, priorizando a eficácia, elegância sutil, transparência sobre os ingredientes, além de práticas sustentáveis.
De acordo com a Mintel, os consumidores agora buscam valor justificado em suas compras, e o custo é um fator crucial, exigindo que as marcas comuniquem claramente seus diferenciais em relação aos concorrentes. No Brasil, 57% dos consumidores pesquisam informações sobre os ingredientes para entender a eficácia do produto.
O cenário também mostrou que 50% dos consumidores brasileiros evitam compras por impulso, sinalizando uma mudança significativa no comportamento de compra. No entanto, estão dispostos a pagar mais por produtos que cumprem suas promessas e atendem às suas demandas.
Conhecimento sobre IA na América Latina e o Impacto no Mercado da Beleza
Segundo a Mintel, a tecnologia também vai desempenhar um papel crucial, simplificando as rotinas de beleza. O desejo crescente dos consumidores por tecnologia é considerado uma base sólida para otimismo em relação à inteligência artificial (IA), por exemplo.
No Brasil, 38% daqueles que ouviram falar em IA generativa esperam que ela seja usada com mais frequência no desenvolvimento de produtos. A Mintel projeta que nos próximos 5 anos, a IA revolucionará o mercado, oferecendo personalização, eficiência, sustentabilidade e inclusão. O conhecimento aprimorado dos consumidores sobre a IA promete transformar a indústria da beleza, abrindo caminho para inovações que atendam às crescentes demandas por produtos que levam todos esses conceitos.
Mediado por Elaine Gerchon, diretora de Inteligência de Mercado da ABIHPEC, o webinar contou com a participação e insights de Amanda Caridad, Senior Analyst Beauty da Mintel. Para acompanhar a agenda de eventos da ABIHPEC, acesse.
Sobre a ABIHPEC – A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) é uma entidade privada que tem como finalidade representar nacional e internacionalmente as indústrias do setor, instaladas em todo país e de todos os portes, promovendo e defendendo os seus legítimos interesses, por meio de ações e instrumentos que contribuam para o seu desenvolvimento, buscando fomentar a competitividade, a credibilidade, a ética e a evolução contínua de toda a cadeia produtiva.