A ABIHPEC realizou nesta quinta-feira (23), webinar sobre as “Regulações de Sustentabilidade da União Europeia”. O evento foi aberto por Ricardo de Nóbrega, gerente de comércio exterior da ABIHPEC e Fábio Brasiliano, diretor de desenvolvimento sustentável da associação. As medidas regulatórias preveem rigorosos padrões de sustentabilidade que podem gerar diferentes implicações para o comércio internacional.
Os convidados Vito Villar e Josemar Pessoa, da consultoria BMJ, forneceram um panorama dos desafios impostos para exportadores da indústria, que incluem commodities como cacau, café, óleo de palma, madeira, borracha, soja e gado, bem como para produtos derivados dessas commodities ou que as possuem em sua cadeia de valor.
Entre os pontos discutidos pelos especialistas, foram apresentados regulamentos que restringem a comercialização na UE de produtos originários de áreas de desmatamento, exigindo que exportadores invistam em sistemas de rastreabilidade e transparência para garantir a conformidade. Embora o impacto não seja imediato, o cumprimento dos padrões ambientais exigidos pela UE poderá afetar as exportações do nosso setor.
Empresas do setor que exportam para o mercado europeu deverão investir em sistemas de monitoramento e transparência para garantir que seus produtos não estejam associados a práticas de desmatamento ou violações ambientais, por exemplo. Esse movimento ajudará a evitar barreiras comerciais e pode proporcionar uma vantagem competitiva ao alinhar-se com as tendências globais de sustentabilidade, fortalecendo a reputação e a aceitação dos produtos em solo estrangeiro.
Sobre a ABIHPEC – A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) é uma entidade privada que tem como finalidade representar nacional e internacionalmente as indústrias do setor, instaladas em todo país e de todos os portes, promovendo e defendendo os seus legítimos interesses, por meio de ações e instrumentos que contribuam para o seu desenvolvimento, buscando fomentar a competitividade, a credibilidade, a ética e a evolução contínua de toda a cadeia produtiva.