O segundo dia do Workshop INOVAÇÃO ABIHPEC de Cabelo, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), nesta quarta-feira (18), falou sobre os importantes avanços na ciência dos cuidados capilares, passando pelo impacto da ‘acidificação’ nos cabelos e a influência da diversidade capilar no desenvolvimento de produtos.
Rebeca Gasparin, Coordenadora do Global Hair Care Center da Symrise, compartilhou informações sobre a acidificação como tratamento para equilibrar o pH das fibras capilares, promovendo a força e reduzindo a porosidade. Ela reforçou que os consumidores buscam, cada vez mais, produtos adaptados às necessidades de seus cabelos.
Valéria Longo, Diretora da Katléia Lab, apresentou pesquisas inovadoras sobre a permeação de ativos orgânicos em fibras capilares usando espectrometria MALDI-TOF. De acordo com ela, essa técnica oferece uma visão única da distribuição de compostos como triacilgliceróis em cabelos, permitindo a customização de tratamentos.
Deborah Netto, Analista de Avaliação Instrumental e Clínica na L’Oréal Pesquisa e Inovação, destacou a importância de considerar a diversidade capilar e os hábitos dos consumidores na inovação de produtos capilares. Sua palestra abordou a metodologia de classificação da curvatura capilar e a influência da rotina do consumidor, com ênfase em cabelos cacheados.
O Webinar INOVAÇÃO ABIHPEC é uma iniciativa da área de Inovação e Tecnologia da entidade. Confira a programação de inovação e tecnologia no Portal INOVAÇÃO ABIHPEC: https://inovacaoabihpec.org.br/capacitacao-e-treinamento.
Outros eventos da entidade podem ser acompanhados pelo site https://www.abihpec.org.br/.