O relatório de performance dos e-commerces de beleza e saúde no primeiro semestre de 2019, divulgado pela Social Miner, mostra que o Sudeste é a região mais expressiva das que mais geram conversões para o segmento de e-commerce, totalizando 60,4% do volume das vendas, seguido do Nordeste (17,5%), Sul (13,9%), Centro-Oeste (5,7%) e Norte (2,3%).
Outro destaque é para os Estados com maior representatividade de vendas do segmento, que são São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, com 36,59%, 11,55% e 10,50%, respectivamente.
Para o estudo, a empresa analisou os dados de comportamento e consumo da sua base, composta por mais de 38 milhões de cadastros, sendo que destes, 21,84% correspondem aos e-commerces de Beleza & Saúde, e identificou os melhores meses do período, vendas por gênero, por Estados e regiões brasileiras, consumo por device e ticket médio da categoria.
Datas comemorativas
Ao analisar todos os meses referentes ao primeiro semestre, o relatório identificou que março e maio foram os mais representativos no volume de vendas da categoria, pois somados representam 43,8% de todo o período de vendas. Esse aquecimento no comércio online teve uma explicação: Dia do Consumidor, Dia das Mães e Dia dos Namorados. O maior pico de vendas aconteceu no Dia do Consumidor, conhecido como Black Friday do primeiro semestre.
O relatório aponta também que 82,4% dos consumidores de Beleza e Saúde se declararam pertencentes ao gênero feminino, enquanto 17,6% são do gênero masculino.
“Este cenário permite refletirmos sobre a penetração do público masculino nesta categoria e aproveitar o Dia dos Pais para que as marcas invistam em ações específicas, como por exemplo, os filhos presentearem seus pais com cosméticos e receberem um brinde da linha” afirma Ricardo Rodrigues, CEO da Social Miner.
Desktop ainda predomina
A pesquisa também aponta que 61,2% das vendas da categoria foram realizadas pelo desktop. Já os “dispositivos móveis” (mobile), concentram 38,8% das conversões. Em contrapartida, quando analisado as visitas que os e-commerces obtiveram ao longo do 1º semestre 47,2% dos brasileiros fizeram através de seu smartphone, enquanto 52,8% das visitas foram por meio do desktop.
“Percebemos um movimento positivo de equilíbrio na distribuição das conversões entre desktop e mobile na categoria estudada porque os consumidores estão cada vez mais confiantes ao efetuarem compras pela internet, ponto positivo para os e-commerces que estão aptos para venderem na segunda tela”, declara Rodrigues.
Outros dados relevantes são quanto ao preço médio dos produtos da categoria que, no primeiro semestre deste ano, foi de R$ 94,32 e ao ticket médio dos pedidos, que foi de R$ 148,45.
Para o segundo semestre as principais datas que os e-commerces devem estar atentos porque prometem agitar o comércio online são: Dia dos Pais, Dia das Crianças e Black Friday.
Fonte: Ecommerce Brasil