Experimentar maquiagens em lojas físicas de cosméticos e produtos de beleza é coisa do passado. A nova onda é testar produtos digitalmente por meio dos aplicativos oferecidos pelas empresas responsáveis por estes produtos. A empreitada faz parte da proposta das companhias, que visam entregar ao cliente uma experiência cosmética mais personalizada e experimental, através da realidade aumentada.
Dentre as marcas que estão adquirindo à esta nova tecnologia de aplicativos virtuais de testes, estão a Benefit, Estée Lauder, Nyx, BareMinerals e Sephora. Por trás destas companhias, estão empresas como a ModFace e a Meitu, responsáveis pela criação destes programas de maquiagem.
Estes serviços visam entregar ao usuário uma experiência mais orientada de recomendações, oferecendo produtos de beleza mais adequados para o tipo de rosto e de pele da pessoa – além de manter o cliente fidelizado ao ecossistema de uma determinada marca.
Isto não é necessariamente ruim, já que as recomendações de produtos exclusivamente voltados a uma determinada marca podem ajudar o usuário a explorar e adaptar o serviço a sua experiência pessoal.
Os cabelos por sua vez também ganham aplicativos voltados sumariamente a seus fios. Prova disso é o Analisador e Personalizador de Cabelos da Henkel, que pode checar o couro cabeludo do usuário e montar uma espécie de histórico do cabelo, tornando o processo de adaptação a um novo salão de beleza, por exemplo, muito mais fácil.
Por meio de um scanner, a consulta torna a análise dos profissionais mais estruturada e direcionada, ajudando a determinar uma cor e o estado de saúde dos fios. O processo ocorre através de espectroscopia de infravermelho que quantifica o ácido cistetico e ajuda a mostrar por quais procedimento os cabelos passaram e também seus níveis de umidade. O serviço pode até mesmo criar uma fórmula exclusiva de shampoo para atender às necessidades do usuário.
A indústria da beleza está muito bem servida quanto a recomendações, as quais são feitas de diversas maneiras através de variados meios de comunicação. Os aplicativos, claro, possuem propostas promissoras e prometem praticidade, uma vez que as marcas reconhecem como a tecnologia é importante para o futuro da área – em termos de inovação e de arrecadação.