A ampliação da abertura do comércio na maior parte das cidades brasileiras, especialmente em abril, contribuiu para uma boa performance do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos no primeiro quadrimestre de 2021. De acordo com o Painel de Dados de Mercado da Abihpec, o setor teve alta de 5,7% em vendas ex-factory, em relação ao mesmo período do ano anterior.
Apesar do resultado positivo, a cautela ainda é necessária. “Mesmo com uma tendência de aceleração da retomada da economia, o crescimento de 8,90% no INPC nos últimos doze meses é preocupante”, afirmou João Carlos Basilio, presidente-executivo da Abihpec.
O segmento de perfumaria apresentou a melhor performance, com alta de 22% em vendas ex-factory no primeiro quadrimestre, quando comparado com o mesmo período de 2020. O destaque foi a perfumaria feminina, que teve crescimento de 26% no primeiro quadrimestre de 2021, contra 15% da perfumaria masculina.
Em produtos de higiene pessoal houve crescimento de crescimento de 11,4% em vendas ex-factory na comparação com o mesmo período de 2020. Na mesma base de comparação, as vendas da categoria de sabonetes subiram 23%; as de shampoos +2% e de condicionador +1%. Em tratamentos capilares a alta foi de 18%.
No segmento de cosméticos, a categoria de “maquiagem para as unhas” foi o grande destaque, com crescimento de 8,7%, puxado por lançamentos de edições limitadas de esmaltes. Outras categorias que registraram altas foram: hidratantes coprporais (40%), tônicos faciais (23%) e produtos antiacne (28%).
Fonte: Cosmetics Online Brasil