1ª Norma Brasileira para Estabelecimentos de Beleza

 

 

1ª Norma Brasileira para Estabelecimentos de Beleza

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), junto a seus parceiros, vem desenvolvendo diversas ações de fomento à participação e disseminação da atividade de normalização. Dentre estas, destacamos a parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a qual teve como um de seus resultados o estabelecimento de Comissões de Estudo que refletem diretamente o interesse dos pequenos negócios.

A Comissão de Estudo de Salão de Beleza que atua no âmbito do Comitê de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABNT/CB-57) é uma destas resultantes que conta também com a parceria da Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), responsável pela coordenação do ABNT/CB-57. Esta comissão foi instalada em dezembro de 2011 e tem o objetivo de padronizar alguns serviços oferecidos em Salões de Beleza, segmento que está em contínua expansão no país.

No início das atividades, a Comissão fez o levantamento dos principais temas para normalização: Terminologia, Boas Práticas, Formação Profissional, Instalações Mobiliárias e Imobiliárias, Meio Ambiente e Sustentabilidade. Depois deste levantamento foram realizadas reuniões em: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Serra (ES) e Porto Velho (RO), com a participação total de 265 profissionais de beleza, além de representantes de instituições de ensino, sindicatos e algumas indústrias. Em todas as reuniões foram apresentados os textos do Projeto de Norma 57.005.01-001 – Estabelecimentos de Beleza – Terminologia, que estará em Consulta Nacional até o dia 29 de novembro de 2013.

A futura norma deverá incentivar a utilização de uma terminologia uniforme e um entendimento comum entre profissionais do setor e sociedade. Esta traz definições para salões e institutos de beleza, bem como de serviços, ocupações e equipamentos. Este documento faz parte de um trabalho amplo que visa estabelecer diretrizes e características para atividades nos Salões de Beleza, com o objetivo de atingir melhoria de qualificação para o segmento.

A participação nos trabalhos desta Comissão, seguindo os preceitos de normalização, foram abertos a todos as partes interessadas, como: salões de beleza, sindicatos e associações, indústrias do segmento de beleza, universidades e escolas técnicas e profissionalizantes.

Lembrando que o acesso ao projeto da norma é feito através do site da ABNT (www.abnt.org.br), na guia de Consulta Nacional.

 

Comments

Open chat
Como posso te ajudar?