O poder da maquiagem na luta contra o câncer

Oficina de automaquiagem do projeto De Bem com Você _ Crédito_Divulgação

A maquiagem vai além de deixar as mulheres mais bonitas. Na verdade, tem um importante papel em fazê-las se sentir bem consigo mesmas. Imagina esse efeito em pacientes que ficaram sabendo que sofrem uma das doenças mais temíveis do mundo: o câncer. E que, como se não bastassem o baque da notícia e medo do futuro, ainda têm de lidar com os efeitos do tratamento. Quem participa de uma oficina do projeto “De Bem com Você – a Beleza contra o câncer” tem uma prova impressionante do poder e da essencialidade da maquiagem nesses casos.

Participante de oficina do projeto De Bem com Você_Crédito_DivulgaçãoA iniciativa do Instituto ABIHPEC, ligado à Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, consiste em reunir mulheres em tratamento oncológico para ensinar-lhes técnicas de automaquiagem por meio de oficinas realizadas em instituições de saúde, que recebem cerca de doze pacientes por turma.

Segundo o presidente do Instituto, Claudio Viggiani, mais de 90% das participantes fazem o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Essa é uma das premissas do projeto: priorizar quem mais precisa”, ele conta. Nas oficinas, cada paciente ganha um estojo (nécessaire) com produtos para utilizar durante e após a ação para colocar em prática o que aprendeu em seu dia a dia.

Testemunhar a transformação da expressão, do ânimo e do visual das participantes durante a atividade deixa qualquer um emocionado (veja o vídeo).

Benefícios que vão além da recuperação da autoestima

Médicos e psicólogos que acompanham o projeto contam que o fortalecimento emocional aumenta o engajamento ao tratamento e favorece a recuperação das pacientes.

“Ela se maquiar e se cuidar vai melhorar a sua autoestima e influenciar no tratamento”, afirma a mastologista Danúbia Andrade, do hospital Sírio Libanês de São Paulo. “Cientificamente, a melhora da autoestima e do bem-estar permite que a paciente fortaleça as defesas naturais do organismo. Isso tudo ajuda principalmente no processo de quimioterapia e no processo de recuperação pós-cirúrgica”.

A psicóloga Simone Waquim, especialista em pacientes em tratamento oncológico, explica que, nessa fase, cuidar da aparência facilita que elas voltem a se relacionar com outras pessoas sem ter vergonha da autoimagem. “Observamos também que diminui a quantidade de vezes que essa paciente é internada”, relata.

Mas qual é o tamanho exato do impacto da maquiagem no fortalecimento da autoestima dessas mulheres? Para responder essa pergunta, o Instituto ABIHPEC está desenvolvendo este ano um trabalho acadêmico em parceria com o Instituto Paulista de Cancerologia e a Universidade Estadual Paulista (área de cosmetologia), que deve ter seus resultados ainda em 2017.

Cada vez maior

Além das empresas patrocinadoras que doam produtos para as oficinas, o “De Bem com Você – a Beleza contra o câncer” conta com o importante apoio das instituições de saúde parceiras e dos maquiadores e assistentes voluntários. Claudio Viggiani conta que o projeto nasceu em 2012, inspirado e sob a licença de um trabalho semelhante que foi criado nos Estados Unidos em 1989, chamado Look Good, Feel Better.

Por aqui, sua abrangência vem crescendo em ritmo acelerado. Começou beneficiando 400 mulheres ao ano e alcançou 3.200 participantes em 2016, com oficinas realizadas em 30 unidades de saúde de 16 cidades, em seis estados. A meta é atender cerca de 20 mil mulheres em 2020.

Fonte: Estadão

Comments

Open chat
Como posso te ajudar?