2º Seminário Beleza Negra promove insights sobre empreendedorismo e capacitação profissional

2º Seminário Beleza Negra promove insights sobre empreendedorismo e capacitação profissional

O 2º Seminário Beleza Negra encerrou com grande êxito, reunindo mais de 50 empreendedores e profissionais do setor da beleza de origem afrodescendente. Promovido pelo Projeto Beleza Negra, uma iniciativa realizada e coordenada em parceria entre o Instituto ABIHPEC e IRL Consult, o evento abordou, nos dias 11 e 18, questões fundamentais relacionadas ao empoderamento e ao crescimento do mercado da beleza e suas transformações.

“Queremos mostrar que a educação é o melhor caminho para o aperfeiçoamento profissional” destacou na abertura da primeira etapa do seminário, Claudio Viggiani, presidente do Instituto ABIHPEC”.

Elaine Gerchon, diretora de Inteligência de Mercado da ABIHPEC, trouxe análises sobre a crescente tendência de valorização da beleza natural, destacando a busca por produtos e serviços que promovam a autenticidade e individualidade dos consumidores. Esse movimento acompanha o crescente orgulho em relação ao cabelo afro e às características da negritude, criando oportunidades significativas para profissionais e empreendedores negros no setor.

Cabelereira há 20 anos, Roberta da Silva Serqueira disse que um dos motivos para entrar na área da beleza foi a falta de serviços voltados ao cabelo afro. “Sempre tive dificuldades de arrumar o meu cabelo”, afirmou. “Hoje, o afro consumo está em ascensão e é uma oportunidade muito boa de receber conhecimento e informação para nosso constante aprimoramento profissional”, comentou Serqueira, participante do seminário.

Ivan Lima, gestor do IR Consult e presidente do Comitê de Equidade Racial do LIDE, ressaltou a importância de combinar talento com sólidas práticas de gestão para impulsionar o crescimento dos negócios.

Além disso, o evento contou com a participação de Paulo Henrique de Oliveira, consultor de negócios do Sebrae-SP, que apresentou informações detalhadas sobre o processo de regularização de profissionais autônomos e proprietários de salões de beleza, por meio da “Lei do Salão Parceiro” como uma ferramenta fundamental para garantir segurança trabalhista e melhor gestão dos empreendimentos.

Grandes personalidades do empreendedorismo negro, como Edson Beauty e João Paulo Freitas, contribuíram com palestras inspiradoras, sobre o potencial de crescimento no setor e a importância de uma preparação sólida para aproveitar as oportunidades emergentes.

No segundo dia do seminário, o presidente-executivo da ABIHPEC, João Carlos Basilio, ressaltou o papel de destaque desempenhado pela indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC), que registrou um faturamento de R$ 160 bilhões somente em 2022. Foram milhões de oportunidades de trabalho geradas, principalmente para as mulheres.

Gislaine Antônio, coach e palestrante, falou sobre Empoderamento e citou a frase de Angela Davis: “Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela.” A executiva tratou de sua visão sobre os pilares do Empoderamento: autoconhecimento, pertencimento, identidade e a necessidade de se permitir errar. Para a gestão de negócios é necessário gerir pessoas, administrar o tempo, buscar inovação e tecnologia, além da definição das metas financeiras”.

Jorgete Lemos, CEO do Jorgete Lemos Pesquisas e Serviços e vencedora do prêmio Ruth de Souza em 2022, ministrou a palestra: Respeito à Diversidade e Fidelização de Clientes. A executiva abordou a ancestralidade, transcendência e legado para falar sobre a diversidade negra no País. “A autoestima, empatia, resiliência sem subserviência e a perseverança contam a história da minha família e corroboraram para o meu crescimento pessoal e profissional”.

O evento também contou com a presença de Dayane Oliveira e Suellen Nobre, do Espaço Racine, Eduardo e Andreia Tobias, do Espaço Beleza Rara, Tauane Cesário, do Africaliz Hair. Cada um deles contribuiu com valiosas perspectivas e cases práticos em termos de empoderamento e empreendedorismo negro no setor da beleza.

Sobre o Projeto Beleza Negra

O projeto tem como objetivo incentivar, apoiar e patrocinar empreendedores e proprietários de salões de beleza afrodescendentes, que ofereçam serviços para população negra. Nasceu da iniciativa do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, Órgão da Secretaria da Justiça e Cidadania – SP, do extinto Comitê de Responsabilidade Social da FIESP – CORES, do SEBRAE-SP e do Instituto ABIHPEC. O Beleza Negra é voltado tanto para quem já é empreendedor com empresa constituída, quanto para quem está no processo de abertura do empreendimento ou atuando como autônomo, ele visa maximizar a qualidade dos profissionais e uma das principais formas de provocar essa mudança é oferecendo aos empreendedores a participação gratuita no curso oferecido pelo SEBRAE – SP.

Sobre o Instituto ABIHPEC

O Instituto ABIHPEC é uma associação civil, autônoma, sem fins lucrativos, que surgiu de uma iniciativa da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) para canalizar os projetos sociais por ela patrocinados.

Comments

Open chat
Como posso te ajudar?