Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo e ABIHPEC firmam termo de compromisso sobre responsabilidade Pós-Consumo

João Carlos Basilio, presidente da ABIHPEC, durante discurso

O Secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Bruno Covas, e o presidente da ABIHPEC, João Carlos Basilio, assinaram na manhã desta terça-feira, 28 de fevereiro de 2012, termo de compromisso que coloca em prática o projeto “Dê a Mão Para o Futuro – Ajude a gerar trabalho e renda”, no Estado de São Paulo. A cerimônia contou com a presença do Governador do Estado, Geraldo Alckmin, bem como o deputado federal Arnaldo Jardim, relator da Política Nacional de Resíduos Sólidos, representantes de associações, prefeitos e outras autoridades.

“A Secretaria do Meio Ambiente assinou um protocolo com as entidades, as mais representativas aqui de São Paulo, para termos um trabalho de logística reversa e conscientização dos consumidores para eles separarem esses produtos, locais para que esses produtos sejam entregues, a logística de retirada desses produtos e o seu destino final até a sua reciclagem”, falou Geraldo Alckmin.

“Os setores aqui presentes foram os primeiros a se manifestarem sobre este importante tema. Os demais precisam ser proativos ou terão de se adaptar a partir da criação de legislação exigindo a participação dos mesmos na responsabilidade pós-consumo”, disse Bruno Covas em seu discurso.

“A implantação do “Dê a mão para o futuro” no Estado de São Paulo não será tentativa, pois temos experiência de mais de cinco anos em ações de correta destinação dos resíduos sólidos, no Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina com resultados favoráveis e, portanto, a convicção de que faremos a diferença”, completou João Carlos Basilio.

O termo assinado cumpre as exigências da Lei no. 12.300/06, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos”, o Decreto 54.645/09 e a Resolução SMA-38/11.

O programa que será realizado no Estado de São Paulo deverá ser incorporado ao Acordo Setorial Nacional e adequado às metas que forem estabelecidas naquele documento. O Dê a Mão Para o Futuro é realizado em parceria com a ABIPLA (Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins). Além do projeto da ABIHPEC os setores de óleos lubrificantes, de embalagens de agrotóxicos e de pilhas e baterias portáteis também realizaram assinatura de termo.

Forma de atuação

A ideia central do Dê a Mão Para o Futuro é a responsabilidade compartilhada, promovendo ações que integrem todos os segmentos no objetivo principal de correta separação e destinação dos resíduos sólidos urbanos.

O primeiro objetivo é incentivar os moradores do Estado a adquirirem o hábito de separar os materiais recicláveis e entregá-los para a coleta seletiva. Para isso será realizada campanha educativa, com informações sobre horários de coleta, materiais que devem ser separados e cuidados necessários com cada tipo de resíduo.

Também serão colocadas em prática, em conjunto com as prefeituras participantes do programa, estratégias de recolhimento e triagem deste material reciclável que foi pré-separado nas residências e estabelecimentos comerciais. A profissionalização deste processo de recolhimento traz uma maior qualidade de vida aos catadores, que podem concentrar o trabalho nas centrais de reciclagem, sem a necessidade de ficarem nas ruas revirando o lixo.

As cooperativas também são beneficiadas, com doação de equipamentos necessários (esteiras, balanças, elevadores hidráulicos, etc.), capacitação dos profissionais e assessoria para o estabelecimento do correto fluxo da planta produtiva, por exemplo.

“Buscamos criar uma solução técnica, ambiental, econômica e socialmente apropriada para a gestão dos resíduos sólidos urbanos”, define Rose Hernandes, Diretora de Meio Ambiente da ABIHPEC.

Veja galeria de imagens do Evento clicando aqui.

Comments

Open chat
Como posso te ajudar?

Para entender o comportamento de compras durante o Dia dos Pais, a área de Inteligência de Mercado da ABIHPEC está conduzindo um mapeamento detalhado sobre comportamentos, tendências e preferências de presentes para essa data especial.

Participe! A pesquisa é rápida e simples, e todas as respostas são anônimas: