Lei nº 16.177/2016

A Lei nº 16.177/2016, publicada no Diário Oficial do Estado do Ceará, entre outras alterações, altera dispositivos da Lei nº 12.670/1996, que dispõe acerca do ICMS.

De acordo com esta Lei, a alíquota modal de ICMS passa de 17% para 18%.

Os percentuais de cargas líquidas estabelecidos na Lei nº14.237/ 2008, que dispõe sobre o Regime de Substituição Tributária nas Operações realizadas por contribuintes do ICMS, passam a vigorar com as cargas recalculadas em função do disposto acima, relativamente à alíquota do ICMS de 18% (dezoito por cento).

Destacamos também que o art. 2º da referida lei aumenta o percentual de redução da base de cálculo, de modo a manter a carga tributária (12% ou 7%) para os produtos da cesta básica, em virtude do aumento da alíquota interna. Ademais, o art. 8º estabelece que os percentuais de carga tributária calculados com base na alíquota de 17% deverão ser recalculados com base na alíquota de 18%, nos moldes do art. 2º.

Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação e produzirá efeitos, com relação à alteração da alíquota modal e seus efeitos, a partir do primeiro dia do mês subsequente ao do transcurso de noventa dias da sua publicação, ou seja, 1º de abril de 2017.

Anexos
Open chat
Como posso te ajudar?

Para entender o comportamento de compras durante o Dia dos Pais, a área de Inteligência de Mercado da ABIHPEC está conduzindo um mapeamento detalhado sobre comportamentos, tendências e preferências de presentes para essa data especial.

Participe! A pesquisa é rápida e simples, e todas as respostas são anônimas: