ABIHPEC copreside encontro Internacional sobre Regulação de Produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos

O 17º Encontro Anual da Cooperação Internacional em Regulação de Cosméticos aconteceu em Brasília, de 11 a 13 de Julho

Terminou ontem em Brasilia, o 17ª encontro anual do International Colaboration on Cosmetic Regulation – o ICCR.

O ICCR é um fórum internacional constituído voluntariamente por autoridades reguladoras de cosméticos com a colaboração e participação das entidades que representam as indústrias do setor, cujas jurisdições são Brasil, Canadá, Estados Unidos, Israel, Japão, República da Coreia, Taipé Chinesa e União Europeia. Também fizeram parte do Fórum como observadores neste 17º ciclo, Arábia Saudita, Cabo Verde, China, Egito e Reino Unido. Desde julho de 2022, a Anvisa exerceu a presidência do ciclo ICCR-17 e a ABIHPEC, sua copresidência.

O evento, organizado em colaboração entre ANVISA e ABIHPEC, reuniu reguladores, representantes das indústrias, pesquisadores, especialistas e interessados, com o objetivo de discutir e promover a cooperação internacional para o aprimoramento da regulação do setor, contou com a realização de reuniões paralelas dos grupos de reguladores e de associações de indústrias, reuniões conjuntas dos dois grupos e, no último dia, um Simpósio que tratou do tema “Construindo a confiança científica no uso de métodos alternativos para avaliação de segurança de cosméticos”.

O ICCR é reconhecido como uma plataforma estratégica de diálogo e troca de conhecimentos sobre temas relevantes para a indústria de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC) global.

Durante os três dias de conferência foram abordados diversos tópicos relevantes para as práticas de regulamentação e de atuação da indústria de HPPC, como a segurança dos ingredientes e métodos alternativos aos testes em animais. A troca de experiências e o debate entre os participantes proporcionam um ambiente propício para o aprimoramento e a convergência internacional das normas e regulamentos pertinentes ao setor no mundo todo.

Membro do ICCR desde 2014 o Brasil, que é o 4º maior mercado consumidor global de HPPC e o 2º país que mais lança produtos anualmente,  a realização do 17º encontro do ICCR em 2023 em Brasilia foi um marco na cooperação internacional em regulação de cosméticos, com debates e discussões fundamentais para o fomento contínuo da priorização de segurança, qualidade e inovação em boas práticas regulatórias no setor, promovendo as bases de diálogo que viabilizam o aprendizado e a troca de experiências em prol da harmonização regulatória internacional.

A ABIHPEC, como copresidente do 17º ciclo do ICCR, agradece à ANVISA por todo o trabalho conjunto e colaborativo para a realização em Brasilia do encontro anual, assim como, das discussões e trabalhos desenvolvidos ao longo do ciclo 17 do Fórum.

 

 

Comments

Open chat
Como posso te ajudar?