ABIHPEC e ABIPLA lançam Programa de Responsabilidade Pós-Consumo de Embalagens no Município de Limeira – SP


Na próxima quarta-feira, dia 03 de julho, o Prefeito de Limeira, Sr Paulo Cezar Junqueira Hadich assinará o Termo de Adesão ao Programa de Responsabilidade Pós-Consumo de Embalagens “Dê a Mão para o Futuro” – Reciclagem, Trabalho e Renda.

Considerando a filosofia do programa e a experiência nos Estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro e Paraná, a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo deu apoio total à implantação do “Dê a Mão para o Futuro”.

O programa “Dê a Mão para o Futuro”, desenvolvido pela ABIHPEC tem por objetivo criar uma solução técnica, ambiental, econômica e socialmente apropriada para a gestão dos resíduos sólidos urbanos. Para este fim, são utilizados sistemas locais já existentes de coleta seletiva municipal e associações ou cooperativas de catadores de materiais recicláveis.  Além de atender à legislação e promover a coleta seletiva, o programa visa estimular e ampliar a participação das organizações sociais dos catadores de materiais recicláveis no cenário de gestão de resíduos dos municípios envolvidos.

A ABIHPEC em parceria com a ABIPLA disponibilizará recursos financeiros para a aquisição de equipamentos para a COOPERATIVA DE RECICLAGEM DE LIMEIRA – COOPERELI e promoverá a capacitação e o acompanhamento técnico dos cooperados por 24 meses, visando a auto sustentabilidade de suas atividades. Realizará também uma campanha de conscientização da população sobre a importância da cooperação com a coleta seletiva, a fim de aumentar o volume de resíduos recicláveis a serem recolhidos.

A Prefeitura de Limeira providenciará o espaço e a infraestrutura necessária para o funcionamento adequado das atividades da COOPERELI, além de se comprometer a destinar a essa entidade os materiais recicláveis provenientes da coleta seletiva.

“A indústria de cosméticos e de produtos de limpeza não querem se eximir da responsabilidade do retorno das embalagens, mas sim compartilhá-la com os demais elos da cadeia produtiva, o poder público e a sociedade civil”, afirma o presidente da ABIHPEC, João Carlos Basílio.

Comments

Open chat
Como posso te ajudar?