ABIHPEC e ABIPLA recebem apoio da ABIMA em projeto Dê a Mão para o Futuro

Coordenado pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), em parceria com a ABIPLA (Associação Brasileira da Indústria de Produtos de Limpeza e Afins), o projeto Dê a Mão para o Futuro – Colabore com a Reciclagem e Ajude a Gerar Trabalho e Renda recebe, a partir deste mês, o apoio da ABIMA (Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias e Pão & Bolo Industrializados).

O Dê a Mão para o Futuro é um programa de responsabilidade pós-consumo de Embalagens, iniciado em 2006, que tem como objetivo principal a implantação de um modelo para coleta e reciclagem de embalagens pós-consumo. O programa atua por meio do conceito de responsabilidade compartilhada, envolvendo indústria, comunidade local, associações de catadores de material reciclável e o Governo, para obter resultados reais e que atendam às exigências da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos).

O programa já foi realizado em 05 municípios do Estado do Rio de Janeiro, em 09 do Estado do Paraná e está em implantação em 14 municípios no Estado de São Paulo.

A iniciativa de gestão dos resíduos sólidos veio antes mesmo da implantação da PNRS e envolve a prefeitura, o comércio, as cooperativas de catadores, os recicladores e até mesmo o consumidor final. Em primeiro lugar, o projeto entra em contato com as prefeituras e inicia um diagnóstico da cidade e das cooperativas existentes para avaliar a possibilidade de adesão. Depois, oferece equipamentos e capacitação às cooperativas, enquanto a prefeitura colabora com o local de instalação e os caminhões e motoristas para a coleta. Enquanto isso, a equipe trabalha na conscientização da comunidade sobre a importância da coleta seletiva.

Saiba mais: www.maoparaofuturo.org.br.

Comments

Open chat
Como posso te ajudar?