ABIHPEC e Apex-Brasil renovam convênio de incentivo às exportações de HPPC




A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) assinou em fevereiro, em São Paulo, a renovação, por mais dois anos, do convênio com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para o desenvolvimento de ações no âmbito do projeto setorial Beautycare Brazil.


O Beautycare Brazil promove a internacionalização das empresas brasileiras de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC) visando aumentar as exportações de produtos acabados e insumos do setor, por meio do incentivo à participação em feiras, rodadas de negócios, ativação de marca, projetos compradores no exterior, capacitações e adequação técnica e regulatória.


Segundo o presidente da ABIHPEC, João Carlos Basilio, o ritmo de crescimento das exportações das empresas apoiadas pelo projeto vem superando a média de expansão das demais indústrias do setor de HPPC. “Os resultados do Beautycare Brazil demonstram que o projeto vive uma fase positiva, promovendo maior competitividade entre as companhias e novos investimentos. O projeto eleva as marcas brasileiras a um novo patamar de reconhecimento tecnológico e de inovação para o mundo”, afirma.

As exportações das 58 empresas participantes do Beautycare Brazil no ano passado somaram US$ 183,2 milhões, um crescimento de 16% em relação a 2013. Esse valor representou 23% do total vendido ao exterior por todo o setor de HPPC, que em 2014 totalizou US$ 798,2 milhões – um crescimento de 2% em comparação a 2013.

“O apoio da Apex-Brasil ao setor brasileiro de HPPC, com ações de promoção de negócios e de imagem diversificadas e na internacionalização, é estratégico, pois a complexidade e o dinamismo do mercado internacional exige das empresas brasileiras, cada vez mais, um nível de competitividade que elas só conseguem desenvolver por meio de vivências e conhecimentos adquiridos no processo de internacionalização”, afirma o presidente da Apex-Brasil, Mauricio Borges.


Desde 2013, empresas produtoras de insumos para o setor de HPPC também participam do Beautycare Brazil. Atualmente, são 14 deste segmento, que conjuntamente representaram 14% das exportações do projeto em 2014. “Para este novo convênio temos a expectativa a consolidar a imagem das empresas em mercados em que as mesmas já atuam e aproveitar oportunidades de entrada em outros países, buscando o crescimento continuo dos resultados das exportações e internacionalização”, disse Gueisa Silvério, gerente do Beautycare Brazil.


Os mercados-alvo para a realização das ações de promoção do segmento de insumos são Alemanha, China, Colômbia, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Japão e México. Já os mercados-alvo para o segmento de produtos acabados são Angola, Chile, Egito, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, França, México e Rússia.


O setor brasileiro de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos

Com um faturamento de US$ 43 bilhões em 2013, o setor HPPC no Brasil vem apresentando um crescimento médio de 9,5% ao ano nos últimos 18 anos. O Brasil representa 9,5% do consumo mundial de produtos do setor de HPPC e quase 55% do consumo do mercado latino americano. As exportações totais do setor passaram de US$ 387 milhões em 2004 para US$ 798 milhões no ano passado.



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