ABIQUIM INFORMA – 01/12/2011

[:pt]

 

Recuo na produção, nas vendas e no consumo indica desaceleração econômica

 

No mês de outubro, a fabricação de produtos químicos para uso industrial declinou 0,16%, as vendas internas caíram 7,91% e o consumo aparente recuou 5,38%, sempre na comparação com setembro. É a segunda queda consecutiva no consumo aparente, invertendo a tendência de crescimento registrada até agosto. Também houve queda, de 15,94%, no volume de importações. Esses números indicam redução na atividade econômica do País, refletindo o ambiente de incertezas gerado, principalmente, pelo agravamento da crise internacional. No acumulado do ano, de janeiro a outubro, ante o mesmo período de 2010, a produção teve queda de 3,99% e as vendas declinaram 3,49%. O índice médio de utilização da capacidade instalada caiu para 81%, três pontos abaixo da registrada em igual período do ano passado. Leia mais no Relatório de Acompanhamento Conjuntural (RAC).


O Reintegra entra em vigor

 

O Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras (Reintegra) entrou em vigor nesta quinta-feira (1º) com a publicação do decreto n° 7.633 em edição extra do Diário Oficial da União. O Reintegra possibilita às empresas exportadoras recuperar os custos tributários residuais existentes nas cadeias de produção. As empresas poderão solicitar o ressarcimento em espécie de 3% da receita decorrente da exportação ou efetuar a compensação de débitos relativos a tributos administrados pela Receita Federal.


Dirigentes setoriais debaterão perspectivas no Encontro Anual

 

As perspectivas para 2012 dos segmentos que compõem a cadeia química serão o tema central do debate a ser realizado com os dirigentes das entidades setoriais durante o Encontro Anual da Indústria Química. Participarão do debate o presidente da Abihpec – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, João Carlos Basílio da Silva, o presidente da Abipla – Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins, Luiz Carlos Dutra, o presidente da Abrafas – Associação Brasileira de Produtores de Fibras Artificiais e Sintéticas, Reinaldo José Kröger, o presidente-executivo da Abrafati – Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas, Dilson Ferreira, o diretor-executivo da Anda – Associação Nacional para Difusão de Adubos, David Roquetti Pinto, o presidente do Sindag – Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Agrícola, Laércio Giampani, o vice-presidente do Sindusfarma – Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo, Nelson Mussolini, e o vice-presidente do Conselho Diretor e coordenador da Comissão de Economia da Abiquim, Marcos De Marchi. No evento, o economista-chefe do Itaú Unibanco, Ilan Goldfajn, falará sobre os riscos e as oportunidades no cenário econômico e o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, fará uma análise da política industrial no governo Dilma. Os convites para o Encontro Anual da Indústria Química podem ser adquiridos pela internet ou pelo telefone (11) 2148-4727, com Daiane.


 

Abiquim abre inscrições para curso de pós-graduação em gestão empresarial

 

Estão abertas as inscrições para o curso de pós-graduação lato sensu Gestão Empresarial para a Indústria Química (Getiq). Reconhecido pelo MEC, o Getiq é uma alternativa diferenciada de educação continuada. O curso discute questões estratégicas para o desenvolvimento do setor químico, propicia uma visão atualizada da economia e da administração empresarial, concilia técnicas e ferramentas básicas de trabalho com a capacidade de compreensão dos fenômenos que influenciam as empresas e desenvolve a capacidade de análise e de solução de problemas. As aulas são ministradas por professores, mestres e doutores da Escola de Química da UFRJ. O programa inclui palestras e conferências com especialistas sobre temas atuais, como química verde, biorrefinarias, pré-sal, propriedade intelectual e transferência de tecnologia. O curso terá início em março de 2012. As aulas ocorrem aos sábados, das 8h30 às 17h30 e, quinzenalmente, também às sextas-feiras.


Decex promove seminário sobre comércio exterior em Brasília

 

O Departamento de Operações de Comércio Exterior (Secex), do MIDC, realizará nos dias 13 e 14 de dezembro, em Brasília, seminário para fornecer orientações sobre cotas, licenças de importação, sistemática para aprovação de licenças de importação de máquinas e equipamentos novos e usados, drawback integrado nas modalidades suspensão e isenção, Novoex, Siscomex, investigação de origem não preferencial, combate à falsa declaração de origem e outros temas relevantes. Além das palestras, haverá atendimento de casos específicos de operações de cotas, exportações, importações e drawback. O evento terá a participação de representantes de outros órgãos governamentais, como Anvisa e Receita Federal. As inscrições, gratuitas, devem ser solicitadas pelo e-mail seminário.com.ext@mdic.gov.br , informando-se nome completo, empresa ou órgão, cargo ou função, telefone e e-mail para contato. Informações podem ser solicitadas pelo telefone (61) 2027-8279.


Sinproquim promove palestra sobre o Porto de Santos

 

O inspetor chefe da Alfândega de Santos, José Antonio Gaeta Mendes, abrirá, no dia 8 de dezembro, o ciclo de palestras promovido pelo Sindicato das Indústrias de Produtos Químicos para Fins Industriais e da Petroquímica no Estado de São Paulo (Sinproquim) sobre o Porto de Santos. No evento, serão discutidas ações que a Alfândega ou a Receita Federal poderiam adotar para facilitar as operações de importação e exportação.


Câmara dos Deputados realizará seminário sobre Química

 

Os avanços da Química na última década e as projeções para o futuro do setor no País serão discutidos no seminário “Química para um mundo melhor”, programado pela Câmara dos Deputados para o dia 8 de dezembro. O evento, comemorativo ao Ano Internacional da Química, é uma iniciativa do deputado Rodrigo Moreira Ladeira Grilo (PSL/MG).


USP promove ciclo de conferências sobre nanociências e nanotecnologia

 

Cientistas dos Estados Unidos, Japão, Alemanha, Espanha e Brasil participarão, nos dias 6 e 7 de dezembro, do Ciclo de Conferências USP em Nanotecnologia e Nanociências. No evento, serão discutidos temas científicos e acadêmicos, bem como o papel da universidade e das empresas no desenvolvimento de produtos nanotecnológicos. O Ciclo de Conferências será realizado no auditório do Edifício Mário Covas, na Cidade Universitária. As inscrições são gratuitas.


Agenda

Reuniões e cursos programados de 05 a 09 de dezembro

Reuniões das Comissões

 

06 de dezembro

14h00    Comissão Setorial de Resinas Termoplásticas – Coplast

 

07 de dezembro

9h00      Comissão de Transportes

 

07 de dezembro

9h00      Subcomissão Melhorias nos Procedimentos de Comércio Exterior

 

07 de dezembro

14h00    Comissão Consultiva do Sassmaq

 

08 de dezembro

9h00      Comissão Atuação Responsável – Parceiros

 

Cursos

 

05 de dezembro

Sistema de Gestão do Atuação Responsável – AR 2012

Confira a grade completa de cursos em www.abiquim.org.br/cursos.


Notícias das associadas

Press releases distribuídos pelas empresas

 

Montana – Inovação em acabamentos

Pelo sétimo ano consecutivo, Braskem integra o Índice de Sustentabilidade da Bolsa

Para inclusão de notícias na página Informações das Associadas, no site da Abiquim, envie o texto no formulário padrão de press release da empresa para medeiros@abiquim.org.br

[:en]

[:es]

[:]

Comments

Open chat
Como posso te ajudar?