AÇÕES DE INOVAÇÃO DO ITEHPEC APOIADAS PELO PDS


  • (VIII RODADA TECNOLÓGICA) II ENCONTRO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA “CAMINHOS PARA INOVAÇÃO: AVALIANDO OS PRINCIPAIS PONTOS PARA INOVAR HOJE EM PRODUTOS E SERVIÇOS PARA O CLIENTE” (23 e 24 de setembro de 2013).

O Encontro Internacional de Inovação e Tecnologia é um evento técnico que reúne especialistas do país e do exterior para apresentar novidades e soluções tecnológicas em diversos temas para a Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC).

O Encontro visa à prospecção de novas tecnologias, insumos e processos para o desenvolvimento de produtos da cadeia produtiva de HPPC; e a integração com empresas busca acelerar o processo de desenvolvimento tecnológico.

Os temas deste Encontro foram agrupados em quatro módulos: Skincare – tendências e perspectivas (algumas das grandes linhas de pesquisa em Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos); Hair care (desafios na inovação); Inovação em serviços (exercitando o conceito de “produto estendido” no setor de HPPC); Inovação além do produto – recursos disponíveis para novas experiências para o cliente; e Inovação à Brasileira – recursos e pesquisas para avançar com nossos valores.

  • DOCUMENTO DE REFERÊNCIA EM INOVAÇÃO E TECNOLOGIA. Como um dos resultados do Encontro foi elaborado o Documento de Referência em Inovação e Tecnologia, reunindo os aspectos relevantes do Encontro e recomendações do setor para a inovação e desenvolvimento tecnológico do segmento no Brasil, subsidiando, ainda, a construção de políticas públicas.

  • II ENCONTRO INTERNACIONAL DE NANOTECNOLOGIA EM COSMÉTICOS “A NANOTECNOLOGIA COMO FATOR DE COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS” (12 e 13 de agosto de 2013). O Encontro reuniu especialistas do Brasil e do exterior para apresentar e debater vários aspectos da nanotecnologia, dentre os quais: o contexto nacional e internacional da nanotecnologia; tendências e competitividade das empresas nacionais; processo de escalonamento; caracterização e segurança dos nanomateriais; perspectivas técnica e regulatória nos mercados europeu e norte-americano; prospecção de patentes e aplicações da nanotecnologia na indústria cosmética de protetores solares, perfumes, maquiagens e embalagens.

  • DOCUMENTO DE REFERÊNCIA EM NANOTECNOLOGIA EM COSMÉTICOS. A partir do Encontro, foi produzido o Documento de Referência em Nanotecnologia em Cosméticos, com os destaques principais do Encontro e recomendações do setor para o desenvolvimento da nanotecnologia para os cosméticos no Brasil.

  • DIAGNÓSTICO E CONSULTORIA TECNOLÓGICA – O projeto visa alavancar a inovação nas empresas da cadeia produtiva de HPPC. O projeto piloto conta com 20 (vinte) empresas, selecionadas a partir de critérios pré-estabelecidos e de enquadramento do projeto. Para cada empresa do projeto, foi desenvolvido um diagnóstico sobre o grau de maturidade da gestão da inovação em empresas do setor de HPPC, a partir do qual foram desenvolvidos planos de ação customizados com projeção de ações práticas e resultados no curto, médio e longo prazo. O diagnóstico e a consultoria tecnológica foram realizados em 100% das empresas.

O status atual é de acompanhamento individual para avaliar o desempenho quanto às ações propostas no plano de ação das empresas diagnosticadas. Esse acompanhamento vem sendo realizado por uma consultoria que deverá realizar três avaliações até o final do PDS.


  • NÚCLEO DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA EM COSMÉTICOS

O objetivo do projeto é realizar a prospecção de informações em inovação e tecnologia em HPPC, visando produzir conhecimento estratégico para subsidiar a tomada de decisões das empresas, através do monitoramento de um conjunto de ações para identificar e analisar dados e informações.

Trata-se de um Núcleo de Inteligência que visa aumentar a competitividade da cadeia brasileira de HPPC buscando:

ü Promover a expansão do conhecimento sobre tecnologias, mercado e players;

ü Oferecer alternativas de fornecedores e parceiros;

ü Permitir maior conhecimento da cadeia de valor;

ü Proporcionar melhor visualização do mercado;

ü Fornecer ferramentas para auxiliar na tomada de decisões estratégicas;

ü Ser acessível por todas as empresas, independentemente de seu tamanho.

O Núcleo de Inovação e Tecnologia em HPPC irá aportar um valioso serviço de inteligência, analisando as inúmeras informações de interesse da área e gerando conhecimento estratégico para o setor, baseados em dados sólidos de mercado, tendências, oportunidades e diferenciais competitivos; e, ainda, criando vantagens competitivas para o setor de HPPC.

Destacamos a seguir:

Mapeamento: a atual fase consiste na finalização do mapeamento de pesquisadores acadêmicos, profissionais atuantes e fornecedores de base tecnológica.

Análises de publicações: o objetivo é identificar linhas e abordagens de pesquisas, novas tecnologias, aplicações e conhecimentos desenvolvidos no estado da arte e em desenvolvimento em um tema tecnológico.  Foram priorizados dois temas: Novas Tecnologias e Eficácia e Segurança, mas levando-se em conta a lente de sustentabilidade.

Análises de patentes: tem por objetivo identificar tendências atuais quanto à dinâmica tecnológica do setor, aplicações industriais de uma tecnologia, principais tecnologias-chave e principais players em uma área de interesse. Foram priorizados dois temas: Novas Tecnologias e Eficácia e Segurança, mas levando-se em conta a lente de sustentabilidade.


Todas as informações estarão disponíveis no Portal de Inovação e Tecnologia em HPPC, que está em desenvolvimento.


  • PORTAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA EM HPPC

O objetivo deste projeto é o desenvolvimento de um portal que irá compreender as informações do Núcleo de Inteligência em HPPC. O site será estruturado de forma a permitir um acesso às informações de maneira simples e amigável.

Estão sendo discutidos e desenvolvidos estrutura do portal, conteúdo e funcionalidades.


  • CICLO DE SEMINÁRIOS “ELABORAÇÃO DE PROJETOS PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS PARA PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO”

O Seminário visa capacitar os participantes de forma dinâmica e prática a elaborar projetos de inovação para o setor, respeitando os critérios de análise e seleção das instituições como a Financiadora de Estudos e Projetos – Finep, com ênfase na Subvenção Econômica.

O diferencial desta capacitação está na metodologia prática que permite a aplicação imediata dos participantes na descrição de projetos. Isso acontece através do desenvolvimento de atividades práticas para fixação dos conceitos; bem como, na análise crítica dos resultados da capacitação – projetos descritos e a utilização de ‘produto/serviço inovador lúdico’ para descrição do projeto.

Estão previstos 6 (seis) seminários:

ITEHPEC/SP – realizado nos dias 3 e 4 de abril de 2014

SEBRAE/SC – realizado no dia 25 de abril de 2014

SEBRAE/PR – 20 de agosto

SEBRAE/RJ – 26 de agosto

SINDIQUIM/RS – 28 de agosto

SINDQUIMICA/GO – 24 de setembro

  • PALESTRA 1: “EXPERIÊNCIAS E APRENDIZADOS NA VIVÊNCIA DA INOVAÇÃO NO SETOR COSMÉTICO” – aconteceu no dia 17 de março de 2014.

A palestra abordou a visão sobre algumas metodologias aplicadas no desenvolvimento de inovações no setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos; oportunidades para o desenvolvimento de ações de inovação em empresas de diversos portes; processos de inovação incremental e disruptivo; alguns aprendizados e experiências com a vivência de inovação no setor cosmético.


  • PALESTRA 2: “GESTÃO DA INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA COSMÉTICA” – aconteceu no dia 15 de maio de 2014.

A palestra abordou conceitos, práticas e exemplos de atividades de inteligência tecnológica aplicada ao direcionamento das atividades de pesquisa e desenvolvimento do setor. Foram discutidos:

ü  Conceitos, metodologias e ferramentas de inteligência tecnológica;

ü  Processos de inteligência tecnológica e sua relação com a construção da estratégia   de P&D e a tomada de decisão de investimentos por gestores de tecnologias;

ü  Atividades de inteligência para a identificação de parceiros e aliados tecnológicos no setor de HPPC.

  • PALESTRA 3: “ESTUDOS DE TENDÊNCIAS – UMA ANÁLISE NO SETOR COSMÉTICO” – Previsto para 21 de agosto de 2014

A palestra irá apresentar uma visão sobre macrotendências tecnológicas e de mercado do setor.


  • PALESTRA 4: “FORMAS DE VIABILIZAR A INOVAÇÃO NO SETOR HPPC” – Previsto para 16 de outubro de 2014

Serão apresentadas formas de viabilizar a inovação no setor de HPPC, suas fontes de fomento e financiamento, além de estratégias para geração de parcerias de pesquisa e desenvolvimento.


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