Page 65 - ABIHPEC ANUARIO 2018
P. 65

ANUÁRIO ABIHPEC 2018                                                                                            65

    Para equipes de comunicação e marketing de         de projetos especiais, como o Prêmio ABIHPEC-Bele-
entidades setoriais como a ABIHPEC o desafio é         za Brasil, o Programa de Qualificação de Fornecedo-
ainda maior. O departamento é responsável pela         res e o Caderno de Tendências”, revelou Carla Cam-
comunicação integrada com o mercado e atua em          porini, gerente de Comunicação e Marketing da
três perfis: representando a ABIHPEC como Enti-        ABIHPEC.
dade, atuando diretamente com as Áreas Internas
e representando o setor de HPPC como um todo.          GRUPO DE TRABALHO

    Para que este trabalho seja efetivo é preciso que  O relacionamento com a imprensa é parte es-
a equipe seja capaz de se arriscar e ajustar os pro-   sencial do crescimento e sobrevivência de todas
cessos, garantindo, assim, que nada fique estático     as empresas – e facilmente compreendido pe-
e todos os projetos estejam em constante evolu-        lo mercado. Mas quando uma entidade como a
ção. Foi exatamente esta determinação que levou        ABIHPEC, que representa 94% do setor, precisa
o departamento a iniciar, em 2017, mudanças que        se posicionar diante da sociedade é preciso ga-
definirão a forma como a comunicação será apli-        rantir que os planejamentos de comunicação este-
cada nos próximos anos.                                jam condizentes com a diversidade da indústria.

    Em busca da construção de uma política de              Para garantir essa representatividade o de-
divulgações eficaz, a equipe definiu quatro cri-       partamento criou um Grupo de Trabalho, com
térios de atuação, que, juntos, permitem anali-        representantes de empresas associadas, possibili-
sar se uma atividade trará os resultados espera-       tando, assim, planos adequados e funcionais que
dos: a defesa da história e da representatividade;     compilem as necessidades de todo o setor.
a qualidade de serviços; os resultados de imagem
e a eficiência de esforços.                                Danielle Nunes, do departamento de Comu-
                                                       nicação Corporativa da L’Oréal comenta: “O GT
     A integração destes conceitos garantiu à          de comunicação é muito relevante e importante por-
ABIHPEC o desenvolvimento de novas realiza-            que é o momento que o setor se une e se posiciona nes-
ções, tornando-se referência na mediação entre         te mercado tão desafiador.”
grupos parceiros e até mesmo concorrentes, como
em eventos que reúnem diversas agências pesqui-            Para Rosana Marques, membro do GT-C&M
sadoras de tendências para atuarem lado a lado.        e diretora de assuntos corporativos na Coty, a
                                                       ABIHPEC posiciona-se como uma interlocuto-
    Entre outros exemplos estão a relação com a co-    ra do segmento, representando as associadas de
municação externa por meio da imprensa e dos di-       maneira ética e propositiva e gerando resultados
versos meios de comunicação, o desenvolvimento         positivos. “Uma série de atividades em diferentes fren-
e a coordenação de projetos especiais empreende-       tes, como a tributária e a sustentabilidade, por exem-
dores dentro do setor de HPPC; além de parcerias       plo, vêm sendo aprimoradas nos últimos anos, promo-
com diversos setores, organização de informativos,     vendo massa crítica e projeção para o setor”, explicou
produção de materiais institucionais, bem como         ela, “Há uma contribuição significativa, com impacto
relacionamento com a sociedade como um todo.           relevante até mesmo para a sociedade, visto a magni-
                                                       tude de HPPC para a economia nacional.”
    “Manter uma constância de linguagem e imagem
em um setor tão diverso quanto o de HPPC é um de-
safio que continua sendo superado pelo departamen-
to, desde a comunicação externa até a coordenação
   60   61   62   63   64   65   66   67   68   69   70