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ANUÁRIO ABIHPEC 2018 65
Para equipes de comunicação e marketing de de projetos especiais, como o Prêmio ABIHPEC-Bele-
entidades setoriais como a ABIHPEC o desafio é za Brasil, o Programa de Qualificação de Fornecedo-
ainda maior. O departamento é responsável pela res e o Caderno de Tendências”, revelou Carla Cam-
comunicação integrada com o mercado e atua em porini, gerente de Comunicação e Marketing da
três perfis: representando a ABIHPEC como Enti- ABIHPEC.
dade, atuando diretamente com as Áreas Internas
e representando o setor de HPPC como um todo. GRUPO DE TRABALHO
Para que este trabalho seja efetivo é preciso que O relacionamento com a imprensa é parte es-
a equipe seja capaz de se arriscar e ajustar os pro- sencial do crescimento e sobrevivência de todas
cessos, garantindo, assim, que nada fique estático as empresas – e facilmente compreendido pe-
e todos os projetos estejam em constante evolu- lo mercado. Mas quando uma entidade como a
ção. Foi exatamente esta determinação que levou ABIHPEC, que representa 94% do setor, precisa
o departamento a iniciar, em 2017, mudanças que se posicionar diante da sociedade é preciso ga-
definirão a forma como a comunicação será apli- rantir que os planejamentos de comunicação este-
cada nos próximos anos. jam condizentes com a diversidade da indústria.
Em busca da construção de uma política de Para garantir essa representatividade o de-
divulgações eficaz, a equipe definiu quatro cri- partamento criou um Grupo de Trabalho, com
térios de atuação, que, juntos, permitem anali- representantes de empresas associadas, possibili-
sar se uma atividade trará os resultados espera- tando, assim, planos adequados e funcionais que
dos: a defesa da história e da representatividade; compilem as necessidades de todo o setor.
a qualidade de serviços; os resultados de imagem
e a eficiência de esforços. Danielle Nunes, do departamento de Comu-
nicação Corporativa da L’Oréal comenta: “O GT
A integração destes conceitos garantiu à de comunicação é muito relevante e importante por-
ABIHPEC o desenvolvimento de novas realiza- que é o momento que o setor se une e se posiciona nes-
ções, tornando-se referência na mediação entre te mercado tão desafiador.”
grupos parceiros e até mesmo concorrentes, como
em eventos que reúnem diversas agências pesqui- Para Rosana Marques, membro do GT-C&M
sadoras de tendências para atuarem lado a lado. e diretora de assuntos corporativos na Coty, a
ABIHPEC posiciona-se como uma interlocuto-
Entre outros exemplos estão a relação com a co- ra do segmento, representando as associadas de
municação externa por meio da imprensa e dos di- maneira ética e propositiva e gerando resultados
versos meios de comunicação, o desenvolvimento positivos. “Uma série de atividades em diferentes fren-
e a coordenação de projetos especiais empreende- tes, como a tributária e a sustentabilidade, por exem-
dores dentro do setor de HPPC; além de parcerias plo, vêm sendo aprimoradas nos últimos anos, promo-
com diversos setores, organização de informativos, vendo massa crítica e projeção para o setor”, explicou
produção de materiais institucionais, bem como ela, “Há uma contribuição significativa, com impacto
relacionamento com a sociedade como um todo. relevante até mesmo para a sociedade, visto a magni-
tude de HPPC para a economia nacional.”
“Manter uma constância de linguagem e imagem
em um setor tão diverso quanto o de HPPC é um de-
safio que continua sendo superado pelo departamen-
to, desde a comunicação externa até a coordenação