Page 44 - ABIHPEC ANUARIO 2019
P. 44

44                    para garantir o acesso aos produtos essen-  produtos infantis, mas a crise trouxe
                      ciais já afetam diretamente as margens de   queda no ranking para proteção solar
                      lucros, o que pode resultar em aumento      (terceiro maior consumidor do mundo),
                      de preços ao consumidor no médio prazo.     produtos para cabelo e higiene oral
                                                                  (quarto maior). Produtos para banho
                      RANKING GLOBAL                              mantiveram-se estáveis na quarta colo-
                                                                  cação, assim como maquiagens em
                      O Brasil é o quarto maior mercado           quinta, mas depilatórios foram para a
                      consumidor global de higiene pessoal,       sexta posição. Em produtos para pele
                      perfumaria e cosméticos, com 6,2% de        o Brasil continua estável como oitavo
                      fatia de mercado e um total de U$D 30       maior mercado consumidor do mundo.
                      bilhões em vendas ao consumidor no
                      ano de 2018, segundo estudo do Euro-            Especificamente dentro da América
                      monitor. O País fica atrás somente dos      Latina temos a maior fatia de mercado,
                      EUA (18,3% com U$D 89,5 bilhões);           com 48,6% do mercado na região. Na
                      China (12,7% com U$D 62 bilhões) e          sequência do ranking seguem México
                      Japão (7,7% com U$D 37,5 bilhões). Em       (15,8% de representatividade), Argentina
                      2018 foi mantida a segunda colocação        (6,9%), Colômbia (5,6%) e Chile (5,6%).
                      em consumo de desodorantes, perfumes        A América Latina como um todo repre-
                      e produtos masculinos e a terceira em       senta 12,7% do mercado global.

                                                                  DESTAQUE
                                                                  TÉCNICO-REGULATÓRIO

                      GRÁFICO                                     A importância brasileira no mercado
                                                                  mundial coloca a ABIHPEC em alta
                      PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA NO MUNDO            posição no cenário setorial global. “Uma
                      COM VALORES (10 PAÍSES PRINCIPAIS)          prova inconteste de nosso destaque é o
                                                                  IAC (International Association Collabo-
                      TOP 10 Mercado Consumidor (US$ bilhões)     ration), um órgão virtual criado a partir
                                                                  da indicação da Associação e que reúne
2019 ANUÁRIO ABIHPEC  1º Estados Unidos  18, 3%  US$ 89,5         mais de 50 entidades em todo o mundo,
                      2º China           12,7%   US$ 62,0         formando uma rede de atualização de
                      3º Japão           7,7%    US$ 37,5         informações e troca de experiências”,
                      4º Brasil          6,2%    US$ 30,0         afirma Basilio. Há dois anos o grupo é
                      5º Alemanha        4,1%    US$ 20,2         presidido pela ABIHPEC, representada
                      6º Reino Unido     3,6%    US$ 17,4         por Ariadne Morais, da área regulatória
                      7º França          3,1%    US$ 15,3         da entidade. Por iniciativa dos membros
                      8º Índia           2,9%    US$ 14,1         do IAC, a posição foi prorrogada por mais
                      9º Coreia do Sul   2,8%    US$ 13,5         um ano após junho de 2019. A Associação
                      10º Itália         2.4%    US$ 11,8
   39   40   41   42   43   44   45   46   47   48   49