Page 44 - ABIHPEC ANUARIO 2019
P. 44
44 para garantir o acesso aos produtos essen- produtos infantis, mas a crise trouxe
ciais já afetam diretamente as margens de queda no ranking para proteção solar
lucros, o que pode resultar em aumento (terceiro maior consumidor do mundo),
de preços ao consumidor no médio prazo. produtos para cabelo e higiene oral
(quarto maior). Produtos para banho
RANKING GLOBAL mantiveram-se estáveis na quarta colo-
cação, assim como maquiagens em
O Brasil é o quarto maior mercado quinta, mas depilatórios foram para a
consumidor global de higiene pessoal, sexta posição. Em produtos para pele
perfumaria e cosméticos, com 6,2% de o Brasil continua estável como oitavo
fatia de mercado e um total de U$D 30 maior mercado consumidor do mundo.
bilhões em vendas ao consumidor no
ano de 2018, segundo estudo do Euro- Especificamente dentro da América
monitor. O País fica atrás somente dos Latina temos a maior fatia de mercado,
EUA (18,3% com U$D 89,5 bilhões); com 48,6% do mercado na região. Na
China (12,7% com U$D 62 bilhões) e sequência do ranking seguem México
Japão (7,7% com U$D 37,5 bilhões). Em (15,8% de representatividade), Argentina
2018 foi mantida a segunda colocação (6,9%), Colômbia (5,6%) e Chile (5,6%).
em consumo de desodorantes, perfumes A América Latina como um todo repre-
e produtos masculinos e a terceira em senta 12,7% do mercado global.
DESTAQUE
TÉCNICO-REGULATÓRIO
GRÁFICO A importância brasileira no mercado
mundial coloca a ABIHPEC em alta
PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA NO MUNDO posição no cenário setorial global. “Uma
COM VALORES (10 PAÍSES PRINCIPAIS) prova inconteste de nosso destaque é o
IAC (International Association Collabo-
TOP 10 Mercado Consumidor (US$ bilhões) ration), um órgão virtual criado a partir
da indicação da Associação e que reúne
2019 ANUÁRIO ABIHPEC 1º Estados Unidos 18, 3% US$ 89,5 mais de 50 entidades em todo o mundo,
2º China 12,7% US$ 62,0 formando uma rede de atualização de
3º Japão 7,7% US$ 37,5 informações e troca de experiências”,
4º Brasil 6,2% US$ 30,0 afirma Basilio. Há dois anos o grupo é
5º Alemanha 4,1% US$ 20,2 presidido pela ABIHPEC, representada
6º Reino Unido 3,6% US$ 17,4 por Ariadne Morais, da área regulatória
7º França 3,1% US$ 15,3 da entidade. Por iniciativa dos membros
8º Índia 2,9% US$ 14,1 do IAC, a posição foi prorrogada por mais
9º Coreia do Sul 2,8% US$ 13,5 um ano após junho de 2019. A Associação
10º Itália 2.4% US$ 11,8