Page 43 - ABIHPEC ANUARIO 2019
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tem em publicidade, com estimativa de embalagens e até mesmo com formulações 2019 ANUÁRIO ABIHPEC
R$ 9,3 bilhões em marca e R$ 3,7 bilhões mais simples, mas sempre buscando a
em ativos. É também um dos segmentos mesma eficácia. Assim, demonstramos
industriais que mais aplicam recursos claramente, que o mito da resiliência ao
em inovação (R$ 1,9 bilhão em Pesquisa preço deixou de existir com a crise econô-
e Desenvolvimento estimado em 2018). A mica”, destaca Basilio. Isso é comprovado
cada R$ 1 milhão investido pelo setor são pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao
gerados, em um ano: R$ 3,85 milhões; 38 Consumidor Amplo) do setor de HPPC, que
empregos; R$ 601 mil em impostos e R$ registrou deflação de 3,2% no último ano.
450 mil em salários. Todos esses índices
são superiores à indústria geral e até a Mas o presidente-executivo da Associa-
outros setores como agropecuária*. ção reforça que a situação não é sustentável
e os investimentos feitos pelas companhias
PERFIL EMPRESARIAL PERFIL EMPRESARIAL 43
EMPRESAS REGULARIZADAS NA
Segundo João Carlos Basilio, presi- ANVISA EM 2018
dente-executivo da ABIHPEC, uma nova
configuração empresarial está sendo Gráfico divisões de companhias por região/
formatada no universo da indústria bra- mapa do Brasil – Anvisa:
sileira de higiene pessoal, perfumaria
e cosméticos, na qual os espaços para Sul: 550
novos players começam a se tornar cada Sudeste:1.685
vez mais complexos. Mesmo assim o setor
identificou em 2018 um aumento de 2,8% Norte: 55
de companhias registradas na Agência Nordeste: 307
Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Centro Oeste: 197
chegando a 2.794 empresas, cuja maior
concentração está no Sudeste (1.685), Brasil: 2.794
seguido pelo Sul (550), Nordeste (307),
Centro-Oeste (197) e Norte (55). RR AP
01
O fenômeno de contínuo aumento no
registro de companhias é motivado pela AM PA MA CE RN 14
necessidade de adaptação a um mercado 19 15 10 76
cada vez mais competitivo e exigente em PB 18
inovação, qualidade, segurança e eficá- AC RO TO PI PE 77
cia dos produtos. 4 10 6 11 AL 9
MT SE 12
“Com o fim do efeito batom, as compa- 16 BA
nhias estão trabalhando em alternativas, DF 80
como promoções, produtos com menores GO 17
155 MG
MS 247 ES 46
9 SP
PR 1.164 RJ
229 228
SC 133
RS
188