Page 43 - ABIHPEC ANUARIO 2019
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tem em publicidade, com estimativa de       embalagens e até mesmo com formulações                                2019 ANUÁRIO ABIHPEC
R$ 9,3 bilhões em marca e R$ 3,7 bilhões    mais simples, mas sempre buscando a
em ativos. É também um dos segmentos        mesma eficácia. Assim, demonstramos
industriais que mais aplicam recursos       claramente, que o mito da resiliência ao
em inovação (R$ 1,9 bilhão em Pesquisa      preço deixou de existir com a crise econô-
e Desenvolvimento estimado em 2018). A      mica”, destaca Basilio. Isso é comprovado
cada R$ 1 milhão investido pelo setor são   pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao
gerados, em um ano: R$ 3,85 milhões; 38     Consumidor Amplo) do setor de HPPC, que
empregos; R$ 601 mil em impostos e R$       registrou deflação de 3,2% no último ano.
450 mil em salários. Todos esses índices
são superiores à indústria geral e até a        Mas o presidente-executivo da Associa-
outros setores como agropecuária*.          ção reforça que a situação não é sustentável
                                            e os investimentos feitos pelas companhias

PERFIL EMPRESARIAL                          PERFIL EMPRESARIAL                                                    43
                                            EMPRESAS REGULARIZADAS NA
    Segundo João Carlos Basilio, presi-     ANVISA EM 2018
dente-executivo da ABIHPEC, uma nova
configuração empresarial está sendo         Gráfico divisões de companhias por região/
formatada no universo da indústria bra-     mapa do Brasil – Anvisa:
sileira de higiene pessoal, perfumaria
e cosméticos, na qual os espaços para                                          Sul: 550
novos players começam a se tornar cada                                  Sudeste:1.685
vez mais complexos. Mesmo assim o setor
identificou em 2018 um aumento de 2,8%                                       Norte: 55
de companhias registradas na Agência                                    Nordeste: 307
Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa),                          Centro Oeste: 197
chegando a 2.794 empresas, cuja maior
concentração está no Sudeste (1.685),                                     Brasil: 2.794
seguido pelo Sul (550), Nordeste (307),
Centro-Oeste (197) e Norte (55).                             RR AP
                                                             01
    O fenômeno de contínuo aumento no
registro de companhias é motivado pela                   AM         PA             MA             CE    RN 14
necessidade de adaptação a um mercado                    19         15             10             76
cada vez mais competitivo e exigente em                                                                    PB 18
inovação, qualidade, segurança e eficá-     AC RO                              TO         PI               PE 77
cia dos produtos.                           4 10                                6         11             AL 9
                                                             MT                                       SE 12
    “Com o fim do efeito batom, as compa-                    16                               BA
nhias estão trabalhando em alternativas,                                      DF              80
como promoções, produtos com menores                                    GO 17
                                                                        155        MG
                                                               MS                  247 ES 46
                                                                9 SP
                                                                       PR 1.164            RJ
                                                                      229                 228

                                                                          SC 133
                                                             RS

                                                             188
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