Após subir energia em 32%, governo cria ‘família Luz’ para reduzir conta



ANDRÉIA SADI
JULIA BORBA

Depois de negar crise no abastecimento, o governo vai lançar nesta quarta-feira (11) uma campanha visando a economia de energia.

As peças publicitárias, às quais a Folha teve acesso, trazem como personagem principal uma família que dá orientações básicas à população para fazer uso consciente da eletricidade no ambiente doméstico, reduzindo o desperdício.

Os vilões do alto consumo, como ar-condicionado, chuveiro elétrico, geladeira e ferro de passar roupa, são citados como equipamentos que devem ter uso controlado.

Em tom despojado, a “família Luz” dá dicas de como reduzir a conta de energia no final do mês.

Reprodução


Campanha do governo que visa economizar energia

A campanha, que será veiculada em rádio, TV e internet, começa pouco mais de uma semana após a aprovação dos reajustes extraordinários da energia elétrica e do aumento da bandeira tarifária. As duas mudanças começam a sobrecarregar as contas a partir do mês de abril, quando chegam as primeiras faturas corrigidas.

Na prática, considerando o efeito dos dois aumentos, o consumidor terá um aumento médio de 32% na conta de luz. O percentual considera tanto os reajustes extraordinários (impacto médio de 23,4%) quanto o efeito extra da aplicação da bandeira vermelha (acréscimo de 8,5%).

Em tese, a bandeira tarifária, que repassa custo extra do uso das térmicas, pode variar de mês para mês. No entanto, é improvável, pelas condições climáticas e atual situação dos reservatórios das usinas, que a cor da bandeira possa voltar a ser verde no curto prazo (sem acréscimos para o consumidor), ou mesmo amarela (que indica gastos acima do padrão, mas não exorbitantes).

REALISMO

Também está por vir um reajuste ordinário nas contas. Segundo cálculos da Aneel obtidos pela Folha, está previsto um aumento médio estimado em mais 10%.

Fonte: Folha

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