Argentina continua a afetar a indústria brasileira

“Um choque negativo sobre a economia da Argentina não teria impacto relevante sobre o PIB do Brasil, mas poderia causar um efeito adverso sobre setores específicos da indústria, já que 85% das exportações brasileiras para o país vizinho são de manufaturados, afirma o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Em relatório, o Fundo observa que as vendas externas do Brasil para a Argentina representam 8% do total, o equivalente a 1% do PIB, o que não é preocupante. A questão é que a maior parte das vendas é de produtos manufaturados, principalmente de bens duráveis.

Simulações do FMI sugerem que uma desaceleração mais forte da economia argentina teria um impacto limitado sobre a economia real para a maior parte dos vizinhos, com exceção do Uruguai. O efeito financeiro também tende a ser modesto.

Mesmo o impacto sobre o Uruguai não seria dos mais relevantes. Em 2013, as exportações uruguaias para a Argentina foram apenas 5% do total das vendas externas, bem abaixo dos mais de 10% observados nas duas últimas décadas.”

Fonte: Valor Econômico

Comments

Open chat
Como posso te ajudar?