Arrecadação Federal – Janeiro



Receita admite haver indícios de continuidade na queda de arrecadação

O que houve

A Receita Federal, através do chefe do Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros, Claudemir Rodrigues Malaquias, apresentou no dia 25/02 (4ª feira), o resultado da Arrecadação Federal no mês de janeiro/2015.

Segundo o resultado de janeiro, a arrecadação federal somou R$ 125,282 bilhões, que representa uma queda real de 5,44% no comparativo ao mesmo mês de 2014.

“Temos uma tendência, que estamos verificando, que aponta nos últimos 3 anos uma diminuição na arrecadação de janeiro. Essa tendência, significa dizer que o que esta acontecendo na economia reflete no resultado da arrecadação”.  Claudemir Malaquias

De acordo com a RFB, o resultado do mês foi impactado pela redução no valor dos pagamentos do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL), que juntos afetaram negativamente a arrecadação em R$ 4,4 bilhões em janeiro.

“(…) os recolhimentos por estimativas são bastante sintomáticos, e demonstram de certa forma, uma aderência ao nível de consumo e ao nível de venda das empresas. Sempre que você tem uma retração na atividade econômica, esses tributos que são recolhidos com base no faturamento e na estimativa do IRPJ, da CSLL e com o PIS/COFINS, há um impacto direto e isso é refletido na arrecadação”. Claudemir Malaquias

Já na comparação com dezembro do ano passado, a arrecadação havia registrado alta de 7,84%. Com relação às desonerações, houve também uma alta de 25,63% na arrecadação frente a janeiro do ano passado.

“Em relação a dezembro, a gente sempre tem uma expectativa de crescimento. A nossa estimativa não chegou ao patamar que estávamos esperando, mas bem próximo”. Claudemir Malaquias

Com relação aos indicadores macroeconômicos, houve uma forte queda no valor em dólares das importações, em relação a janeiro/2014, o que sinaliza uma continuidade de queda na economia.

A RFB informou que os ajustes feitos no final de janeiro/2015, não foram computados para a divulgação do resultado da arrecadação.

Observação

Não foi disponibilizada a apresentação da arrecadação no site da RFB

Fonte: Patri Políticas Públicas



Comments

Open chat
Como posso te ajudar?