Atividade industrial brasileira permanece fraca, aponta CNI

 

Por Rafael Bitencourt BRASÍLIA ­

O nível de atividade da indústria permaneceu fraco em julho, apontou levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O índice que mede a evolução da produção se situou em 44 pontos no período, após marcar 40,3 pontos em junho. Apesar desse aumento, a leitura ainda está abaixo de 50 pontos, que expressa queda da produção industrial.

No caso do emprego industrial, o índice registrou leve alteração, indo de 40,7 pontos em junho para 40,8 pontos em julho. De acordo com o relatório da CNI, o nível médio de utilização da capacidade instalada (UCI) alcançou 66% em julho, 1 ponto percentual acima do registrado em junho, mas ficou 4 pontos percentuais menor do que os 70% registrados em julho de 2014.

Os estoques da indústria recuaram em julho, para 50,7 pontos. Este nível é menor que o registrado em junho (52,1 pontos), mas ainda acima da linha divisória de 50 pontos, que indica excesso de mercadorias armazenadas. Com relação ao futuro, a CNI observa que, “apesar da aproximação de um período de atividade mais favorável, as perspectivas das firmas sobre demanda e compras de matérias­-primas seguem inalteradas em agosto, mostrando pessimismo”. “A expectativa de evolução do número de empregados também permanece pessimista, ainda que em menor intensidade que no mês anterior”, acrescenta em relatório.

Fonte: Valor

 

Comments

Open chat
Como posso te ajudar?