[:pt]Batom comemora 100 anos; Brasil é o quarto maior consumidor do mundo Leia mais em: http://zip.net/bgr5J2[:]

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Que mulher sai de casa sem passar um batonzinho? Segundo pesquisa da consultoria internacional Euromonitor, o hábito está cada vez mais presente na rotina da brasileira. Isso porque o país apresentou um crescimento regular nas vendas do produto nos últimos quatro anos. Só em 2014, as mulheres do país gastaram R$ 1,4 milhão para colorir os lábios – um aumento de 7% em relação ao ano anterior e de 33% se comparado a 2010. Com isso, o Brasil é o quarto maior consumidor do pequeno acessório cosmético, atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão.

Em 2015, o coringa da maquiagem completa 100 anos: ele foi criado em 1915 pelo melatúrgico norte-americano Maurice Levy, que teve a ideia de colocar a pasta colorida em um tubo metálico e retrátil.

A indústria do batom no Brasil

“O batom é indispensável em qualquer nécessaire. Ele é, inclusive, a porta de entrada da brasileira para a maquiagem, já que 76% das delas começam a experimentar este universo por meio do produto, segundo dados da pesquisa Provokers”, avalia Giovanna Falco, gerente de Marketing de Ativação da categoria Maquiagem na Natura. O item, inclusive, é o campeão de vendas da marca.

Para Andréa Olim, gerente de marketing e representante da marca americana Nars no Brasil, o amor pelo batom, no país, pode ser comparado ao apreço por calçados: “Assim como os sapatos, batons nunca são demais. Eles têm o poder de melhorar o ânimo de qualquer pessoa e dar coragem”.

Já Silvia Broetto, gerente da marca alemã Artedeco no Brasil, acredita que “ele é um complemento para a personalidade alegre das brasileiras”.

Uma pesquisa de 2015 realizada pela Mintel, empresa especializada em hábitos de consumo, confirma a opinião das especialistas, já que 73% das mulheres entrevistadas disseram ter usado batom, gloss ou brilho labial nos últimos seis meses.

A cor favorita das brasileiras 

A pesquisa Euromonitor de 2014 revela também que batons vermelhos são os mais comprados no Brasil. A Nars, marca norte-americana que está no país há três anos, constata essa preferência. O produto mais vendido da empresa é o “Cruella” (Velvet Matte Lip Pencil), um vermelho escarlate. O mesmo acontece com a Natura, que tem entre os favoritos os tons vermelhos e rosados.

Atendendo outra demanda do mercado, a Artdeco vende mais batons rosados e nudes. Já a bareMinerals revela que o seu item mais procurado é o”Marvelous Moxie Lead the Way”, um tom “roxo profundo”.

“Índice batom”

Em momento de crise econômica no Brasil, um dos efeitos esperados é a redução dos gastos com todo o tipo de produtos, inclusive, os cosméticos. Segundo a Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), houve uma desaceleração no setor em 2015. As vendas de janeiro a abril deste ano apresentam queda de 2,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Embora haja uma redução na procura, o setor é um dos que menos sente os abalos econômicos devido ao “Índice Batom” (conceito criado em 2001 pelo presidente da marca de cosméticos Estée Lauder em meio à crise econômica norte-americana).

“O batom é o item mais desejado da maquiagem, e em um ano de crise econômica, as vendas tendem a aumentar. Isso porque o índice reforça que, em tempos de crise, as pessoas compram mais batons por causa do baixo custo unitário e com o intuito de elevar a autoestima”, explica Giovanna Falco.

“Os consumidores preferem cortar outros gastos. A compra do batom se dá por impulso. É o principal item de maquiagem do público brasileiro”, avalia Paloma Vale, maquiadora e responsável pela área de Educação de bareMinerals no Brasil.

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Fonte: BOL

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