BC prevê alta de 16,8% na conta de luz este ano, segundo ata do Copom



O Banco Central revisou nesta quinta-feira (11) sua projeção de alta na conta de luz, de 14% para 16,8%. Por sua vez, a estimativa para os preços da telefonia fixa é de queda de 6,3%.

As projeções foram publicadas na ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), que foi realizada no último dia 3. Na ocasião, o BC manteve a taxa básica de juros em 11%.

Os membros do Copom discutem a situação econômica do país sob vários aspectos para definir se haverá ou não alteração na taxa.

Na ata da primeira reunião do ano, em janeiro, o BC estimava que a conta de luz subiria 7,5% ao longo do ano, e que os preços dos combustíveis se manteriam estáveis.

Na ata da última reunião, o BC não mencionou projeções para o preço da gasolina.

BC diz que é “plausível” levar inflação para meta sem mexer nos juros

Na ata, o BC ainda avaliou que é “plausível” levar a inflação para o centro da meta dentro de um cenário que não inclui alteração da Selic, a taxa básica de juros.

O BC reduziu a projeção de inflação para este ano, mas sem divulgar números.

Segundo a avaliação na ata, o BC acredita que “é plausível afirmar que, mantidas as condições monetárias, a inflação tende a entrar em trajetória de convergência para a meta nos trimestres finais do horizonte de projeção”.

Fonte: UOL

Comments

Open chat
Como posso te ajudar?