Boletim Econômico – 24-08-2011

Índices econômicos



– Dólar EUA 23/08 (13h00): 1,5992 compra / 1,5999 venda

– EURO 23/08 (13h00): 2,3076 compra / 2,3088 venda

– Bolsa de São Paulo (Bovespa 22/08 – nº de pontos): 52.440

– Bolsa de Nova York (Dow Jones 22/08)- nº de pontos: 10.855

– Índice Nasdaq (22/08)- nº de pontos: 2.345

Notícias



Mercado reduz projeção de crescimento industrial

As expectativas quanto ao desempenho da indústria brasileira em 2011, que vinham se deteriorando em função do cenário externo ruim, pioraram na semana passada e romperam a barreira dos 3%. Pesquisa do BC, divulgada ontem, indica que o mercado espera crescimento industrial de apenas 2,96% este ano, variação 0,54 ponto percentual inferior à registrada no início de junho (3,5%). A queda foi a oitava consecutiva na pesquisa do boletim semanal Focus.A piora das projeções para a indústria, cuja mediana era de 3% na semana anterior, puxou para baixo também a previsão de crescimento da economia como um todo. O aumento projetado para o PIB em 2011, até então de 3,93%, caiu pela terceira semana consecutiva, passando para 3,84%.

O economista Flávio Castelo Branco, da Confederação Nacional da Indústria (CNI) explica que a piora de cenário para o setor nas últimas pesquisas deve-se à desaceleração da economia mundial, que afeta a demanda por exportações brasileiras.

A grande penetração de importados, sobretudo de manufaturados, no mercado interno também contribuiu para o cenário pessimista.

Importação ameaça futuro das pequenas e médias

A crescente entrada de veículos importados no país e a perda de competitividade das autopeças nacionais deverão resultar no fechamento de pequenas e médias empresas do setor no curto prazo, na avaliação de consultores e representantes da indústria brasileira

de componentes automotivos. Embora o governo tenha anunciado um pacote de medidas específicas para a indústria, com um novo regime tributário automotivo, na ocasião do lançamento do Plano Brasil Maior, a ausência de iniciativas que tenham impacto no curtíssimo prazo deixará marcas negativas nos elos mais fracos da cadeia – os fornecedores classificados como tier 2 e tier 3 -, que não têm encontrado fôlego financeiro para investir em modernização.

Tendências de mercado

Refletindo a ligeira surpresa positiva com os indicadores da Zona do Euro divulgados nesta manhã e ainda sob as expectativas de um anúncio de medidas de estímulo monetário do Fed na próxima sexta-feira, as principais bolsas européias e o índice futuro da bolsa norte-americana, o S&P, operam no campo positivo. Com isso, e face à estabilidade apresentada ontem, espera-se  que a bolsa brasileira feche o pregão de hoje com pequena alta. Com o leve movimento de redução na aversão ao risco, no mercado de câmbio,o dólar perde valor frente às demais moedas, o que deve se repetir contra o real ao longo do dia.

Mundo

Líderes europeus continuam reforçando postura fiscal mais austera

Na tentativa de restabelecer a confiança dos mercados, dando sinais de comprometimento com os ajustes fiscais, o primeiro-ministro espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, defendeu no parlamento estabelecer um limite constitucional ao déficit das contas públicas, com uma reforma considerando definições de tetos de despesas,atingindo tanto a esfera central como os governos locais. Mas, enquanto sinaliza para um corte mais estruturado das despesas, o primeiro-ministro anunciou o prolongamento por seis meses adicionais da ajuda extraordinária de €400 para desempregados que já não estavam recebendo o benefício.

Elaboração:

Departamento de Inteligência de Mercado – ABIHPEC

Fontes consultadas para compilação de dados:

Agência Estado, Banco Central do Brasil, Boletim Econômico Bradesco – Depto de Pesquisas e Estudos Econômicos, Brasil Econômico, CNI, DCI, FIESP, IBGE, IBOPE, O Globo, Sistema de Informação Kaduna/Funcex, Valor Econômico.

www.abihpec.org.br/novo

Comments

Open chat
Como posso te ajudar?