Brasil e Chile discutem negociação de acordo de cooperação e facilitação de investimentos

Brasília (14 de outubro) – Brasil e Chile vão criar um grupo de trabalho para avaliar o status atual dos investimentos diretos bilaterais e iniciar a negociação de um Acordo de Cooperação e Facilitação de investimentos. O tema foi discutido hoje, no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), durante a VIII Reunião da Comissão de Monitoramento de Comércio Brasil-Chile. O secretário-executivo do MDIC, Ricardo Schaefer, destacou o crescimento da corrente de comércio entre Brasil e Chile, que passou de US$ 3,9 bilhões, em 2004, para US$ 8,8 bilhões, em 2013. “Temos uma relação comercial equilibrada, com complexidade na pauta de produtos. Os investimentos também vêm aumentando bastante”, disse Schaefer.

O diretor-geral de Relações Econômicas Internacionais do Chile, Andrés Rebolledo, enfatizou a importância do mercado brasileiro. “Hoje o Brasil é o principal destino dos investimentos chilenos no exterior representando aproximadamente 25% do total. O Brasil também é o principal parceiro comercial do Chile na América do Sul”, informou.

Os representantes dos dois países discutiram ainda formas de facilitar o comércio e irão trocar informações sobre os projetos relacionados às janelas únicas. O Brasil lançou, em abril deste ano, o projeto do Portal Único de Comércio Exterior, e ficou acertado contato entre as equipes técnicas dos dois países para o intercâmbio de experiências. O projeto brasileiro pretende reduzir a burocracia e o prazo das operações de exportação de 13 para oito dias e o prazo das de importação de 17 para dez dias. 
Outro tema tratado na reunião foi o certificado de origem digital. Brasil e Chile deverão atualizar os seus sistemas de emissão e recepção de certificados de origem, o que possibilitará a troca digital dos documentos sem a necessidade das vias em papel, com previsão para o início de 2015.

Fonte – Website: MDIC

Comments

Open chat
Como posso te ajudar?