Brasil perde espaços na integração produtiva global


Seja para melhorar a produtividade geral diante de um futuro próximo, em que a mão de obra se tornará o fator escasso, seja para reanimar sua debilitada indústria, o Brasil precisará recobrar o vigor de suas exportações de manufaturados. Sujeitas a uma competição virtualmente ilimitada, faz parte do modo de operação – ou de sobrevivência – das empresas exportadoras dominar e disseminar tecnologias e processos de produção que, em geral, tendem a ser mais avançados que os de boa parte das empresas voltadas apenas para o mercado interno, ainda mais em um país fechado como o Brasil.

Os déficits crescentes na balança dos manufaturados são apenas uma das faces da perda de competitividade brasileira, assim como o fim dos grandes superávits comerciais e sua transformação potencial em déficits; a erosão da produção doméstica diante de bens importados e a volta da predominância dos bens primários na pauta de exportações. A integração com as redes mundiais de produção é um dos elementos cruciais para se avaliar a vitalidade da produção brasileira. Relatório recém-divulgado da Organização Mundial do Comércio mostra que não houve grandes avanços nessa relação do Brasil com o mundo.

Dirigidas pelas empresas multinacionais, as cadeias são a cara produtiva da globalização – buscam o menor custo e melhor e mais eficiente fornecedor de todos os bens e serviços que envolvem a maior parte das etapas de fabricação de um produto, integrando-os a um processo de fato internacional.

A participação do Brasil nessas redes de produção só é maior do que a do Canadá e África do Sul entre 30 países relevantes na produção global, segundo a OMC. Enquanto que em 1995, 30% das exportações do país continham insumos importados, em 2008 essa fatia evoluiu para 40%. Curiosamente, esse era o mesmo quadro há mais de duas décadas, com a diferença que China, Índia e Turquia tinham menor integração à produção global que o Brasil, e agora o ultrapassaram.

Mas o Brasil está apenas um pouco atrás nessa participação que EUA, China e Índia, o que é relevante, mas não alentador. O tamanho dessas economias “permite a esses países produzir domesticamente um leque mais amplo de bens intermediários, diminuindo sua importação”, avalia a OMC. Além disso, sua produção doméstica pode ser dirigida a bens finais, com menor integração subsequente. O problema é que o Brasil não está emitindo sinais de dinamismo exportador, mas de anemia industrial e perda de fôlego competitivo.

A perda de espaço tem várias razões. Estudo realizado por Flávio Carneiro, do Ipea, mostrou que o país marca passo no comércio internacional porque se manteve bem protegido por meio de tarifas, quando seus competidores foram na direção oposta (Valor, 18 de outubro). Enquanto o Brasil manteve suas tarifas de importação praticamente inalteradas desde 1995, China, México e até a Argentina derrubaram as suas. Com outros critérios, dados da OMC levam à mesma conclusão. A tarifa média ponderada pelo comércio do Brasil caiu de 12,7% para 7,9% entre 2000 a 2011. Ainda assim, só foi menor, entre os países do G-20, que as da Índia (8,2%) e da Coreia (8,7%).

Como a razão de ser das cadeias globais de valor é, segundo a OMC, “reduzir os custos logísticos e de transação”, assim como as barreiras ao comércio, fica claro que o Brasil tem se colocado na contramão da tendência. Deficiências estruturais sérias e não resolvidas foram penduradas no câmbio e quando ele não é favorável a indústria sofre. Eliminada a defasagem cambial, ainda assim o país exibiria déficit de competitividade.

Abertura intempestiva ou busca aleatória de integração não dariam bons resultados. É preciso ter uma direção nesse processo, pois a integração nas cadeias não é via de mão única e pode trazer desvantagens. A OMC lista algumas: maior vulnerabilidade aos ciclos econômicos globais e a interrupções nas cadeias de suprimento; rápida realocação de investimentos e “aprendizado estreito”, com especialização que não permite a setores industriais avanços tecnológicos e de conhecimento. Por experiência e erro, boa parte das empresas, especialmente as multinacionais, sabe o que quer nessa história. Falta a orientação de governo, que ora não é clara, ora é equivocada, como no caso dos acordos comerciais. Se o Brasil não define seu lugar no mundo produtivo, o mundo define o lugar do Brasil, que perde relevância.


Fonte: Valor Econômico

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