Brics demonstram preocupação com lenta retomada da economia mundial – website: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior


Fortaleza (14 de julho) – O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges, informou, na noite desta segunda-feira (14), que os ministros dos países que compõem o Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) veem com preocupação a lenta retomada da economia mundial, com prejuízos aos investimentos e ao fluxo de comércio. Em entrevista coletiva, ele leu o documento que encerrou o primeiro dia de reunião de ministros de comércio que participam da 6ª de Cúpula dos Brics, em Fortaleza.

“Especificamente, (os ministros) observam que as incertezas relacionadas ao crescimento econômico global e às respostas de política econômica dos países desenvolvidos podem levar ao aumento da volatilidade dos mercados financeiros e, neste sentido, provocar desdobramentos não desejáveis para a economia mundial”, destacou Borges.

O comunicado notou, entretanto, que houve aumento significativo de investimentos entre os países do grupo, mais acentuadamente a partir da crise econômica de 2008. Afirmou-se ainda que o grupo está disposto a impedir iniciativas protecionistas que afrontem à Organização Mundial de Comércio (OMC), dos quais os cinco países são signatários.

Os ministros destacaram que o sucesso da Reunião Ministerial de Bali, ocorrida em dezembro de 2013, contou com o apoio do Brics em relação aos objetivos e os cronogramas que foram estabelecidos. Em complemento, os ministros enfatizaram a necessidade da conclusão da Rodada Doha e se comprometeram a dedicar esforços para assegurar um programa de trabalho na OMC para fortalecer uma estrutura de comércio mais equilibrada, inclusiva e voltada para o desenvolvimento.


Fonte: site do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior


Comments

Open chat
Como posso te ajudar?