Campanha de conscientização para coleta seletiva começa no Jardim Tomé

campanha de sensibilização da população para a correta separação do material reciclável para a coleta seletiva, desenvolvido em parceria entre a Prefeitura de Embu das Artes e a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), começou segunda-feira, 3/11, no Jardim Tomé. 

A equipe do programa “Dê a Mão para o Futuro – Reciclagem, Trabalho e Renda”, coordenado pela Abihpec, cooperados da Cooperativa de Reciclagem de Matéria Prima de Embu (Coopermape) e funcionários das secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e de Serviços Urbanos e Limpeza Pública, passaram de casa em casa entregando folhetos e ímãs de geladeira, com informações sobre reciclagem e o dia da semana em que o caminhão de coleta seletiva passará. 

Munícipes que estavam em casa ou que passavam pelas ruas do bairro durante a visita, também foram abordados e receberam orientações sobre a separação e entrega de materiais recicláveis. A partir da próxima semana, em um projeto piloto, um caminhão passará pelas ruas do bairro coletando porta-a-porta o material reciclável, a ideia é expandir a ação para outros bairros até 2016. 

A proposta do projeto é fazer com que cada vez mais moradores passem a separar recicláveis, contribuindo para redução dos resíduos encaminhados para o aterro controlado existente na cidade. Ao todo, serão mais de 15 mil folhetos instrutivos e mais de 8 mil ímãs distribuídos. 

Além da conscientização dos munícipes, o programa “Dê a Mão para o Futuro” também tem contribuído para infra-estrutura e a capacitação dos profissionais da Coopermape. Ao todo foram 2 computadores, 1 contêiner, 1 empilhadeira, 1 balança eletrônica e 1 impressora, além de capacitação para os cooperados, investimentos que contribuirão para o aumento da produtividade da cooperativa, para a otimização da logística de separação para reciclagem, para o uso mais eficiente do espaço e para profissionalização dos trabalhadores, gerando mais renda para aqueles que vivem da reciclagem de resíduos. 

O que dizem os munícipes 

Dariene Farias Silva mora há dois meses no Jardim Tomé, ela aprovou a proposta de coleta porta-a-porta e conta que já praticava a reciclagem na cidade onde morava: “Eu já separava os recicláveis em Ubatuba, recolhia latinhas e papelão deixados na praia e deixava na porta de casa, para a coleta. Aqui eu comecei a separar os materiais, mas ainda não sabia o que fazer com eles. Adorei o projeto, está mais do que aprovado”. 

Maria José Souza ou apenas Mazé, como é conhecida, é uma munícipe engajada na causa ambiental e acredita que a ampla divulgação do projeto irá angariar novos colaboradores: “Uma vez passaram em casa falando sobre reciclagem, logo comecei a separar o material e não demorou para que, em parceria com a Associação Acorde, acontecessem as primeiras reuniões sobre coleta seletiva na minha casa. Hoje, a minha rua é uma das mais limpas do bairro, lá não tem lixo no chão, e os vizinhos já sabem: trazem o material separado até aqui e eu o armazeno até o caminhão da Coopermape vir buscar. Acredito que a coleta porta-a-porta agilizará o processo. Isso que vocês estão fazendo, explicando para todos como funcionará a coleta daqui em diante, é muito importante, conscientiza as pessoas”. 

Helenito Carvalho Soares ainda é novato quando o assunto é coleta seletiva, a menos de um ano ele separa os recicláveis, mas já se sente responsável pela preservação do meio ambiente: “Fui informado sobre a possibilidade de enviar o material reciclável para a Cooperativa, pela Associação de Moradores, comecei a fazê-lo porque achei interessante dar um destino certo para os recicláveis. Além de ajudar os cooperados, sei que o lixo não será despejado em qualquer lugar”.


Fonte: Veículo Embu

Comments

Open chat
Como posso te ajudar?